Novembro vai despedir-se com muita chuva e dezembro vai dizer "olá" com muuuuito frio! 🥶


O fim-de-semana prolongado vai ser ideal para estares mais por casa, a fazer a árvore de Natal e o Presépio, a descansar, a ver uns filmes e umas séries e a receber o quentinho da lareira ou do ar-condicionado (caso os tenhas!).


Chega esta quinta-feira um rio atmosférico a toda a Península Ibérica, afetando Portugal. O nosso país vai ficar no "meio de duas depressões".


Escreveu o Observador que uma será acima da Galiza e uma outra, "que colocou o grupo oriental dos Açores sob aviso amarelo" e que "vai descer até à Madeira e às Canárias".


"Entre ambas está criada uma enorme frente que vai atravessar todo o continente - um rio atmosférico, carregado de humidade, cujos modelos permitem prever que ‘descarregue’ grandes quantidades de água, devido à chuva intensa e que provoque grande acumulação de quantidades de água em alguns locais", tal como descreveu o site Meteored.



A chuva forte e intensa vai estender-se a todo o país, sendo mais abundante durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira, sendo que existem 13 distritos sob aviso amarelo. São eles Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.


E depois da chuva, vem o frio!


As temperaturas, que, nas últimas semanas, se mantiveram mais ou menos amenas com as máximas a rondar os 18ºC, vão descer abruptamente a partir desta quinta-feira.


Espera-se que a primeira noite de dezembro seja bem gelada, uma vez que as mínimas vão cair a pique. Tudo isto se deve a uma frente polar vinda do Atlântico Norte, que vai intensificar-se ao longo do fim-de-semana prolongado.


Além do frio, a chuva vai manter-se e a neve também poderá pintar de branco a Serra da Estrela e outras regiões à volta.


Agasalha-te bem!!!