Num mundo cada vez mais voltado para o turismo, que é uma das maiores fontes de rendimento para alguns países, as cidades competem pela atenção e preferência dos cidadãos e expatriados. No ranking da "Qualidade de Vida", da consultora Mercer, constam várias cidades espalhadas pelo mundo e duas delas são portuguesas - ocupam as posições 39 e 55, a nível mundial, e as posições 24 e 33, a nível europeu.


Portugal, que tem conquistado muitos turistas, faz cada vez mais parte de rankings como este. Lisboa e Porto são duas das cidades portuguesas que, segundo esta lista, são das melhores do mundo para se viver. O clima acolhedor, a rica herança cultural e as paisagens deslumbrantes oferecem um convite irresistível a quem busca um lar longe de casa ou um destino para ter umas ótimas férias.

Enquanto Viena reina no topo do ranking, Lisboa e Porto erguem-se orgulhosamente nas 24ª e 33ª posições na lista das melhores cidades europeias para se viver. No entanto, nem tudo são rosas. É sabido que, atualmente, Lisboa e Porto enfrentam desafios habitacionais, com a escalada da inflação a tornar a busca por alojamento acessível uma verdadeira epopeia.



Para este ranking, a Mercer examinou 39 fatores cruciais agrupados em 10 categorias, desde ambiente político e social até considerações médicas, lazer e habitação. Portugal, embora encante com a sua beleza, não escapa à crise habitacional, o que impacta o cenário global de qualidade de vida.


Tiago Borges, Career Leader da Mercer Portugal, destaca, citado pelo Idealista, que países com alta qualidade de vida garantem um acesso sublime a cuidados de saúde, educação de excelência, infraestruturas de primeira e serviços sociais robustos.

Apesar de Portugal ainda ter um longo a caminho a percorrer para ocupar o topo deste ranking, é sempre bom ver cidades portuguesas a constar em listas como esta.


No ranking mundial das melhores cidades para se viver estão:

1 - Viena, Áustria;

2 - Zurique, Suíça;

3 - Auckland, Nova Zelândia;

4 - Copenhaga, Dinamarca;

5 - Genebra, Suíça;

6 - Frankfurt, Alemanha;

7 - Munique, Alemanha;

8 - Vancouver, Canadá;

9 - Sydney, Austrália;

10 - Düsseldorf, Alemanha.