Quando visitares a capital da Albânia, vais poder ver, em breve, este edifício original e com assinatura portuguesa. Mas a sua forma atípica não agradou a todos, sobretudo aos portugueses.


Quem olhar para este edifício, vai poder ver um amontoado de cubos, como se fosse uma construção de Lego. A ideia veio do gabinete de arquitetura portuense OODA que promete transformar a paisagem urbana de Tirana, capital da Albãnia, com uma dose saudável de diversão e originalidade.


Chamado de "Hora Vertikale", este prédio que ainda é apenas um projeto, desafia a monotonia arquitetónica ao apresentar-se como um amontoado de cubos, cada um com sete andares, alcançando uma altura imponente de 140 metros. Esta estrutura, equivalente a 13 cubos empilhados, não só brinca com a ideia de perspetiva, como também se destaca ao adotar diferentes formas, dependendo do ponto de vista, na cidade.


A assinatura portuguesa do OODA não apenas homenageia a língua albanesa ao escolher o nome "Hora Vertikale" (hora significa lugar, aldeia ou povoação), como ainda celebra a natureza caótica de Tirana, de acordo com os arquitetos, citados pelo Público.



Além disso, este edifício terá ainda muitos espaços verdes que serão não só para os residentes, mas também para os visitantes. Para além de espaços de lazer, também haverá campos para práticas desportivas.


A construção está programada para começar na Primavera de 2024, e o OODA faz questão de destacar a sua escolha consciente ao utilizar apenas materiais locais, para impulsionar a economia local e também para minimizar a pegada de carbono do investimento.


No entanto, apesar de ser uma grande honra ver um edifício com assinatura portuguesa prestes a nascer lá fora, houve algumas críticas, sobretudo de portugueses. Somos proporcionais na medida em que elogiamos e criticamos. Nem todos se deslumbraram com este projeto e as críticas multiplicam-se no Facebook.


"Parece o terminal de descargas dos navios", "Um prédio em construção... mas que já está terminado", "Que parvoíce", "Se ainda não começaram a construir, ainda vão a tempo de desistir" são alguns dos comentários deixados.