Num feito extraordinário, o fotógrafo e videógrafo subaquático Nuno Sá destacou-se no renomado concurso 'Underwater Photographer of the Year', conquistando o título de 'Fotógrafo de Conservação Marinha do Ano'.


A fotografia que levou a concurso, intitulada 'Saving Goliath', captou um momento emocionante e comovente na Costa da Caparica, em abril de 2022. A imagem, que se destacou entre mais de 6.500 participantes de 40 países, retrata o esforço heroico de cerca de trinta banhistas na praia da Fonte da Telha, quando tentaram salvar um cachalote gravemente ferido, com uns impressionantes 12 metros de comprimento, que havia encalhado na costa.



Nuno Sá, acostumado a registar a vida marinha em várias partes do mundo, descreveu a experiência como um turbilhão de emoções. "Foi um misto de emoções ver um animal que estou tão acostumado a filmar, em diversas partes do nosso planeta em alto mar, ferido e moribundo a lutar para se manter à superfície. Mas foi também inspirador ver tantas pessoas a arriscar as suas vidas para tentar salvá-lo", disse, citado pelo Notícias ao Minuto.


A fotografia não apenas cativou os juízes do concurso, mas também alertou para a necessidade urgente de conservação marinha. Alex Mustard, presidente do júri, destacou que a imagem oferece esperança ao mostrar que as pessoas se importam e desejam ajudar os oceanos, mas também serve como um aviso de que mudanças significativas são cruciais.

O feito de Nuno Sá vai além da conquista deste ano, pois ele já tinha triunfado na primeira edição do concurso, em 2015. Quase uma década depois, permanece como o único fotógrafo português a receber tão prestigioso galardão.