Podemos, por vezes, sentir-nos pressionados a levar uma alimentação mais saudável, porque o nosso médico nos aconselhou, mas será que a presença de um estranho influencia a nossa escolha?

Esta questão foi alvo de estudo por parte de cientistas que conduziram uma investigação sobre a forte influência da pressão social nas escolhas alimentares individuais.

O estudo, citado pela ZAP, utilizou uma amostra vasta de indivíduos, perto de mil participantes, e tiveram em conta diferentes parâmetros como a idade, o sexo, a raça, o nível de escolaridade ou afiliação laboral.

Os resultados vieram comprovar que os participantes no estudo se mostraram mais propensos a optar por alimentos saudáveis, na presença de outras pessoas.

Podemos concluir que a expectativa do julgamento negativo por parte de estranhos serve como um elemento motivador para a escolha de opções alimentares mais saudáveis.

Mas qual será a razão? Afinal trata-se de estranhos. A explicação para esse comportamento reside na perceção de que as pessoas de fora do grupo a que se pertence tendem mais a julgar as escolhas alimentares. Por isso, as pessoas sentem maior pressão para adotar alimentos saudáveis para causar uma impressão positiva.

De um ponto de vista sociológico, este estudo tem implicações importantes, não apenas para os consumidores, mas também para os comerciantes de alimentos saudáveis. Compreender como a pressão social afeta as escolhas alimentares será muitíssimo útil para estes comerciantes desenvolverem estratégias mais eficazes de marketing.