Uma das características que muitas vezes se diz sobre as mulheres é que são más umas para as outras. Mas será assim mesmo ou será um mito que já não se adequa aos dias de hoje?


A psicóloga Teresa Feijão, em entrevista ao Notícias ao Minuto, decidiu pôr fim a este mistério. Ela argumenta que, desde a infância, as mulheres são treinadas para competir umas com as outras. Até mesmo nos filmes de adolescentes, há sempre grupos de "inimigas", como se fosse um requisito para a entrada no clube secreto da feminilidade.


E, claro, a sociedade também tem a sua participação especial. A pressão para as mulheres atenderem a padrões estéticos inatingíveis cria uma bola de neve de comparações e competições. Tudo para fomentar a amizade entre as mulheres.



A psicóloga Andreia Vieira confirma também que ainda existe essa competição desenfreada, principalmente no ambiente de trabalho e nas festas de família. Pouca cooperação, muita competição, e o resultado? Um gossip desenfreado entre as mulheres que nunca dá bom resultado.


Soluções? Para Teresa Feijão passa por mais união entre as mulheres. Só nós podemos resolver este problema. Mais empatia, consciência dos desafios diários e investimento no autoconhecimento são as chaves do sucesso.


Passarmos de rivais para parceiras pode trazer frutos. Reconhecer as próprias conquistas e ver as outras mulheres como fontes de inspiração são os primeiros passos. A palavra de ordem é: sororidade, que significa uma relação de união, de afeição ou de amizade entre mulheres.