Se estás a ler este texto no telemóvel, repara bem na forma como o estás a agarrar. Sabias que esta é uma informação que dita muito mais do que aquilo que tu pensas, como por exemplo qual é a tua rede social preferida.


Vamos lá às probabilidades e ver se esta conclusão de várias sondagens do Quora e do Reddit, citadas pelo Just Banter, batem certo. Se és destro e usas o polegar, és um artista visual, o Leonardo da Vinci do mundo digital, e o Instagram é o teu playground, onde crias obras-primas fotográficas.

Para os canhotos que navegam suavemente pela esquerda, o Facebook é o seu oásis. São os filósofos digitais, os conversadores em cadeiras de balanço, que partilham memes e atualizações do estado amoroso e fotografias do que acabaram de comer ao jantar.


Agora, se és dos que segura o telefone com uma mão só, independentemente de ser a direita ou a esquerda, então dá as boas-vindas ao Snapchat. És dos que prefere comunicação instantânea e a captação de momentos efêmeros, muitos a durar apenas alguns segundos.


Para os que preferem um agarrar firme com as duas mãos, o YouTube é a sua arena. És um cineasta digital e adoras passar horas a ver vídeos tanto para absorver conhecimento como para puro entretenimento.


E finalmente, para os utilizadores de dedo indicador direito - olá pais! - o Twitter é o teu parque de diversões de 280 caracteres. São os poetas modernos, os ativistas, os revolucionários que tanto discutem o novo orçamento do estado como a saída do mais recente concorrente do Big Brother.


Bateu certo? Quem diria que um simples agarrar de telemóvel podia dizer tanto sobre as nossas preferências nas redes sociais.