Para quem gosta de animais e os tem em casa, um dos seus maiores desejos é que aqueles que vivem em associações e canis tenham uma família.

Na maioria das vezes, esta ambição é difícil de alcançar, uma vez que existem milhares e milhares de cães à espera de uma casa e poucas famílias que os queiram adotar.

No entanto, a Associação Ajuda a Alimentar Cães (AAAC), na ilha da Madeira, conseguiu o que parecia impossível!

Esta associação madeirense decidiu ajudar a resgatar e a encontrar uma família para todos os cães que viviam, até então, no Canil Municipal de São Vicente.

Fê-lo através de várias fotografias de cada um dos patudos que publicou nas redes sociais. Em todos eles, houve alguém que quis seguir para a adoção, pelo que, com o tempo, o canil foi ficando cada vez com menos cães.

"Eram animais que ali estavam há anos, a vida toda – e sabemos que o município não promove a adoção deles. Nunca ninguém tinha visto estes animais. Então decidimos trazer um a um para o nosso cantinho e contar a história deles até conseguirmos famílias. E, aos poucos, conseguimos", contou à PiT a fundadora e presidente da Associação Ajuda a Alimentar Cães, Mariana Nóbrega.

Até ao dia em que, felizmente, está completamente vazio!

O feito inédito foi celebrado pela fundadora e presidente da associação que, através de um longo texto, contou o que sentiu ao alcançar este feito.

"Eu tenho um orgulho enorme no trabalho que tenho conseguido realizar ao longo destes últimos anos. Tenho muito orgulho na equipa que consegui formar, nos voluntários que consegui juntar e na união que temos construído. Digo desde o primeiro dia que comecei a resgatar animais que a união faz a força e nós temos sido prova disso mesmo", lê-se.

Na fotografia partilhada, o Canil Municipal de São Vicente encontra-se "completamente vazio", tal como escreveu.

"Conseguimos resgatar todos os animais que aqui viveram durante anos. Salvamos um por um até ficar vazio. As portas estão todas abertas. Temos feito um trabalho brilhante em toda a Ilha da Madeira, apesar de incomodar muitas pessoas. Porque mostramos a realidade de propriedades privadas em que muitas pessoas mantêm os seus animais em condições deploráveis".

Por fim, a fundadora e presidente da associação madeirense prometeu que vai continuar "a proceder sem dar tréguas, sem olhar a quem e doa a quem doer, à denúncia dos crimes de maus tratos e abandono de animais de companhia de que tenha conhecimento no exercício da sua atividade, instruindo e acompanhando os processos através do seu departamento jurídico e até às últimas consequências".



Este feito notável foi igualmente celebrado por vários seguidores da Associação Ajuda a Alimentar Cães, que escreveram, por exemplo, "vocês fazem um trabalho excecional", "que trabalho incrível", "vocês são únicos", "em lágrimas de felicidade".