Sempre quiseste saber porque é que a comida feita por outra pessoa te sabe melhor do que aquela que fazes?


Fazer comida não é uma tarefa que agrada a toda a gente, nem mesmo quando se trata apenas de fazer uma simples sanduíche, onde o maior desafio é juntar os ingredientes certos na preparação.

O desagrado chega quando, por mais que nos empenhemos, percebemos que a sanduíche feita por um amigo, parente ou parceiro fica sempre melhor do que a nossa.

Não te preocupes, de acordo com um estudo de psicologia divulgado no site ‘Deli Fresh Threads’, isto acontece, não por falta de jeito, mas por diversos outros fatores.


1. Perceção

As sanduíches sabem melhor, quando são feitas por outras pessoas devido à perceção que temos da comida.

Quando fazemos a nossa própria sanduíche, criamos expectativas de como esperamos que seja o sabor da mesma, e quando é outra pessoa a pôr mãos à obra não sabemos bem com o que contar.

Não ter expectativas leva a que a comida tenha um sabor mais agradável porque estamos mais recetivos a diferentes sabores e texturas.


2. É uma forma de amor

A conexão emocional, que temos com quem nos faz a sanduíche, pode levar a uma degustação mais saborosa.

Independentemente da ligação que temos com a pessoa, se esta for próxima demonstra amor e cuidado o que nos leva a gostar mais da comida em si.


3. Pausa na rotina

Quando a barriga começa a dar horas, podemos decidir fazer uma sanduíche para saciar a fome, mas a verdade é que acaba por ser apenas mais uma tarefa no nosso dia-a-dia.

Se esse gesto for feito por outra pessoa, ele obriga-nos a sair da rotina e encaramos a experiência com maior motivação e empenho.


4. A ciência da antecipação e saciedade no sabor

Daniel Kahneman, um conhecido psicólogo, explica que quando fazemos a nossa própria sanduíche antecipamos o sabor final o que leva a que, passado algum tempo a pensar numa comida específica, percamos o apetite pela mesma.

Afirma que é mesmo uma espécie de saciedade específica, igualada aos momentos em que as pessoas arranjam espaço para a sobremesa, quando já não conseguem comer a restante refeição que têm no prato.


5. A surpresa

Tal como outros aspetos já referidos, não saber o que esperar leva a que a comida seja mais saborosa porque estamos mais envolvidos na experiência de degustar.

Temos maior probabilidade de notar os sabores e texturas dos alimentos o que pode aumentar a nossa felicidade a comer uma sanduíche.


Com esta lista, tens também a desculpa perfeita, e estudada, em como não é preguiça da próxima vez que pedires a alguém para te fazer uma sanduíche.