O novo primeiro-ministro tomou posse, esta terça-feira, e cumpriu uma das promessas que fez durante a campanha eleitoral.

"Com o meu governo, deixaremos de usar o novo símbolo", afirmou na rede social X.

O atual primeiro-ministro decidiu recuperar o antigo logótipo do Governo, que continha os símbolos históricos, o escudo, as quinas e a esfera armilar.

Esta alteração aconteceu logo após a tomada de posse do primeiro-ministro e dos 17 ministros do novo Governo e já foi posta em vigor, sendo possível encontrá-la nas páginas oficiais do XXIV Governo e da República Portuguesa, o que está a agitar as redes sociais.


O logótipo foi alterado pelo anterior Governo para responder, de acordo com algumas fontes, “de forma eficaz aos novos contextos, determinados pela sofisticação da comunicação digital e dinâmica”.

Na rede social X, surgiram vários comentários como “Vamos mudar Portugal e depois Portugal é um logótipo e a obrigatoriedade de ires para as marchas que não têm sardinhas nem manjericos” ou “Um país que está mais preocupado em discutir um logótipo, é um país atrasado e sem futuro...”



O governo anterior tinha adotado um novo logótipo e a alteração foi alvo de várias críticas nas redes sociais, na altura.

A situação ficou ainda mais polémica quando foi divulgado o valor investido nesta mudança, um custo de 74 mil euros.