Na primeira semana de abril, o calor que se fez sentir não durou muito tempo e veio acompanhado por uma nuvem de poeira, que condicionou os planos de várias pessoas.

A boa notícia, se gostas de calor, é que as temperaturas vão subir a partir desta quinta-feira e vão estar “bastante acima da média para a época do ano”, com máximas entre os 25 e 27 graus podendo mesmo atingir os 30 em alguns locais do continente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


A partir desta terça-feira serão registados aumentos entre os 2 e 4 graus, em especial nas zonas do interior.

“Na quarta-feira, as temperaturas sobem mais um pouco, na ordem dos 4 a 7 graus, exceto no Algarve, e na quinta voltam a subir. No geral, vamos ter subidas em alguns locais na ordem dos 15 graus”, disse Maria João Frada, meteorologista do IPMA, em declarações à Lusa.

A meteorologista explicou ainda que a massa de ar frio que se sente atualmente no continente vai ser substituída gradualmente por uma massa de ar quente, tropical.


Podes fazer planos para o teu fim-de-semana, o calor está previsto manter-se, pelo menos, até domingo.

Não te esqueças que o calor pode ser de verão, mas o mar é de inverno e as praias ainda não estão vigiadas.


“Assim, a partir de quinta-feira os valores da temperatura máxima vão variar entre os 25 e os 28 graus, eventualmente inferiores em toda a faixa costeira e no Algarve, sendo inferiores a 25 graus. No Vale do Tejo, em alguns locais do Vale do Douro (parte mais interior) e Alto Alentejo são esperadas temperaturas de 30 graus”, acrescentou Maria João Frada.


O Arquipélago da Madeira “também terá uma situação de tempo quente. Será afetada por uma corrente de leste, inserida na circulação do mesmo anticiclone que afeta Portugal Continental, que terá também transporte relativamente quente para esta época do ano vinda do Norte de África”, revelou, ainda, a meteorologista do IPMA.

Para além disso, adiantou que na Madeira as temperaturas máximas começam já a subir esta quarta-feira, ficando perto dos 30 graus, não se excluindo a possibilidade de serem emitidos avisos de tempo quente.