As burlas continuam a chegar das mais diversas formas e somos obrigados a ter, cada vez mais, atenção aos pequenos hábitos que temos no nosso dia-a-dia.


Se, para ti, o telemóvel é o meio preferencial para pagamentos no supermercado, restaurantes ou cafés é melhor começares a ter atenção redobrada no que toca a pagamentos com QR Codes (Acrónimo para Quick Response).

Para além dos pagamentos, estes códigos são cada vez mais frequentes para ter acesso ao menu em alguns restaurantes, que já não têm o famoso papel com a ementa.


A mais recente burla passa, como é habitual, por roubar dados aos utilizadores, mas como se processa este novo esquema?


O autor da página 1001blogs, no Instagram, Pedro Freitas, onde dá dicas de tecnologia aos seus seguidores, alertou para este novo esquema.

A jogada agora é sacar um QR Code novo por cima e o que acontece? Ele vai sacar-te todas as informações importantes e que podem ser prejudiciais caso as use contra ti. E atenção, se ele te obrigar a instalar uma aplicação, não o faças de maneira nenhuma, ok?” revelou em reels.



A publicação de Pedro Freitas já teve bastantes comentários de seguidores preocupados e outros, prontamente, quiseram ajudar o público na generalidade a usar códigos QR sem serem vítimas de burla.

A simples leitura de um código QR não significa roubo de dados ou outra ação maliciosa. O risco surge quando, em vez de ser direcionado para um menu de café, por exemplo, o código QR redireciona para o download de uma aplicação. Nesse caso, o utilizador terá de clicar para instalar a aplicação, conceder as permissões necessárias e, depois, executá-la” comentou um seguidor da página de instagram.


Se achas que foste vítima deste tipo de burla, o site Leak revela alguns cuidados que deves ter, nomeadamente desligar a internet do dispositivo com o qual digitalizaste o código QR, alterar as palavras-passe de sites importantes, como o do banco, e caso tenhas dados dos cartões bancários guardados deves também, de forma imediata, bloquear os mesmos e contactar as entidades bancárias.


Apesar de tudo, não deves deixar de usar códigos QR pois continuam a ser seguros. Deves apenas ter maior cuidado onde os usas.


O site Leak revela, no mesmo artigo, quatro dicas para os poderes usar em segurança.

O primeiro passo é não fazeres pagamentos com esta leitura em sites duvidosos. A segunda é não descarregares aplicações ou resgatar cupões em sites ou aplicações que não conheces com os códigos QR. A terceira é que só vale usar a câmara do telemóvel para digitalizar estes códigos, nunca deves usar aplicações de terceiros para esse fim pois podem ser usadas de forma maliciosa. A quarta e última dica do site é que caso uma app ou site te dê opções alternativas à leitura do código QR então são essas que deves utilizar.