A série “Baby Reindeer”, lançada a 11 de abril, fez sucesso e andou nas bocas do mundo. Esta conta a história de Gadd, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo chamada Donny Dunn.

Dunn vai relatando a sua tentativa de deixar a profissão de barman para seguir a de comediante, enquanto é assediado por Martha, uma perseguidora obsessiva, que ele tinha ajudado anteriormente e que o inunda com milhares de e-mails com ameaças à família e à namorada dele.


Apesar do sucesso, os sete episódios não caíram muito bem a Fiona Harvey, a mulher escocesa que diz ser a inspiração da personagem Martha no sucesso da Netflix, e esta decidiu abrir um processo contra esta plataforma de streaming perante um tribunal distrital dos Estados Unidos, no distrito central da Califórnia.



A identidade da mulher não tardou muito a ser descoberta, não fosse a internet o lugar onde tudo se encontra, e vários fãs da série rapidamente encontraram várias interações de Harvey, nas redes sociais de Gadd, durante o período relatado nos episódios, apesar deste ter dito em entrevistas que alterou detalhes que identificavam a verdadeira Martha.


A queixa avançada, e divulgada pelo meio de comunicação social Variety, cita o título do primeiro episódio: “Esta é uma história verdadeira”. Harvey diz que é, na verdade, a “maior mentira na história da televisão”.


A série dirigida e protagonizada por Richard Gadd pode estar em maus lençóis, o processo levado a tribunal diz que se trata de uma mentira feita “por ganância e desejo de fama” e “uma mentira destinada a atrair mais espetadores, ganhar mais atenção, ganhar mais dinheiro e destruir brutalmente a vida da queixosa, Fiona Harvey – uma mulher inocente difamada pela Netflix e por Gadd numa magnitude e escala sem precedentes”


Fiona acusa a plataforma de streaming de “difamação, imposição intencional de sofrimento emocional, neglicência grave e violações do direito de publicidade” devido às alegadas mentiras contadas sobre ela na série.


A mulher pede a modesta quantia de 170 milhões de dólares (cerca de 156 milhões de euros) como indemnização pelos danos causados.

O documento entregue conta com 34 páginas com recortes e partes da série que são negados ou esclarecidos por Fiona.


De relembrar que, pouco depois do lançamento de “Baby Reindeer”, Harvey foi convidada no programa de Piers Morgan e afirmou estar a considerar tomar medidas legais contra Gadd e a plataforma de streaming.





(Imagens: Youtube - Reprodução de Vídeo)