O novo Cartão de Cidadão começa a ser emitido hoje, dia 11 de junho, e vai trazer várias alterações ao cartão que estamos habituados a ter na carteira.
A mudança que mais se destaca, e que ressalta à primeira vista, é o design. O Cartão de Cidadão apresenta símbolos nacionais, como as quinas, a flor de lis ou a cruz da Ordem de Cristo, assim como padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa, como o ‘mar largo’, segundo um comunicado avançado pelo Governo e citado pelo Notícias ao Minuto.
O novo modelo de identificação, emitido em Portugal baseado nas normas estabelecidas pelo Parlamento e Conselho Europeus a 20 de junho de 2019, passa a ter um chip, que pode funcionar, ou não, por contacto.
Para além destes fatores, o mais recente Cartão de Cidadão traz alterações significativas, tais como:
- Fotografia com maiores dimensões – Passa a ser mais fácil identificar o titular
- Nome do documento em inglês - 'Identity Card'
- Bandeira da União Europeia com as siglas PT (código do país emissor)
- Número CAN (Card Access Number) de seis dígitos, no canto inferior direito
- Símbolo do documento eletrónico de viagem impresso em cor variável
- Chip dual interface. Permite para além de funcionar por contacto, ser utilizado sem contacto (contactless). Este novo chip traz 3 aplicações: de identificação (IAS - Identification, Authentication e Signature), de viagem e de verificação biométrica
- Zona de leitura ótica (MRZ)
Estas novas funcionalidades no documento de identificação não alteram o período usual de validade nem aumentam o custo do mesmo.
O atual Cartão de Cidadão vem também com maior segurança, é considerado “o documento de identificação mais seguro do mundo”, de acordo com informações avançadas pelo Governo, numa altura tão tecnológica e com tantas ameaças a que estamos sujeitos.
“É composto por várias camadas e um fundo anti-cópia”, avança ainda, isto porque para aceder à informação presente no chip do Cartão é necessário o número CAN.
O novo documento, como já nos habituámos nos cartões bancários, vem com tecnologia contactless para, futuramente, ser usado como título de transporte e para guardar bilhetes.
No entanto, não comeces já a correr para renovar o teu Cartão de Cidadão porque estas novidades não obrigam a que o faças, podes manter o teu documento até ao fim do prazo de validade.
Só deves renovar o teu documento de identificação nos seguintes casos:
- Se a validade do cartão caducar nos próximos 6 meses
- O cartão estiver caducado
- Se quiseres alterar os dados no cartão, como fotografia e assinatura
- Caso os elementos de identificação estejam desatualizados
- Se tiver sido furtado ou roubado
- Caso precises de emitir novos certificados digitais
- Ou se o cartão estiver em mau estado de conservação ou de funcionamento
Se ainda estiveres com alguma dúvida quanto a este novo Cartão de Cidadão, que apesar de tudo, “ pode ser utilizado da mesma forma” que o anterior para autenticação em serviços, podes consultar o link disponibilizado pelo Governo de forma a esclarecer todas as questões, que inclui também um “Perguntas e Respostas”.
O Instituto dos Registos e do Notariado publicou também um vídeo, no Facebook, onde explica, de forma simplificada, estas alterações.
(Imagens: Facebook - Reprodução de Vídeo)