A Chama Olímpica tem andado a percorrer França e a preparar o país para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam no dia 26 de julho.

No domingo, dia 14 de julho, atravessou a capital francesa, e esta segunda-feira, dia 15, contou com um transporte muito especial para os portugueses.


A campeã olímpica portuguesa Rosa Mota, de 66 anos, teve a seu cargo o transporte da chama olímpica em Paris, a terceira vez que o faz, numa cerimónia emocionante junto à Torre Eiffel.


"Este é um momento que nos diz muito. Aos atletas, a não-atletas, é a emoção de transportar a Chama Olímpica. De todos os símbolos olímpicos, a Chama é aquilo que mais me fascina, e o poder partilhar com todos os portugueses essa Chama é algo que vai ser inesquecível para mim e para quem esteve aqui comigo", revelou Rosa Mota, citada pela SIC Notícias, durante a cerimónia em Paris.


O momento foi presenciado por vários emigrantes portugueses, que se sentiram, ali, representados pela atleta que conquistou uma medalha de ouro na maratona dos Jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988 e outra de bronze em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos.



"Aproveito também para dedicar ao nosso querido país, num momento que é de união", disse Rosa Mota, citada pelo mesmo meio de comunicação, a representar todos os portugueses.


Este ano, são 73 atletas qualificados que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos – 37 mulheres e 36 homens.

O Comité Olímpico Português desafiou também a RFM a criar uma música de apoio aos atletas e, dessa forma, surgiu “A Minha Bandeira” para apoiares os nossos atletas.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminam no dia 11 de agosto e contam com participações muito especiais por parte de atletas que não podem competir com bandeira.



(Imagens: Reuters)