A Mata Nacional do Bussaco, localizada no concelho da Mealhada, freguesia do Luso, está prestes a tornar-se oficialmente a primeira floresta terapêutica da Península Ibérica!
Rodeada por diversos hectares de paisagens naturais e espécies exóticas e endógenas, a floresta vai oferecer uma experiência transformadora, que conecta saúde e natureza. Após quase 400 anos de história, onde cresceu o maior adernal do mundo, este espaço verdejante ganhou o estatuto especial pela sua capacidade de proporcionar um ambiente ideal para o bem-estar físico e mental.
Esta vitória portuguesa foi anunciada na passada quarta-feira, dia 30 de outubro, no Palace Hotel do Bussaco, mas para se tornar oficial ainda falta a tradução do documento que a comprova. A certificação é concedida pelo Gabinete Internacional de Certificação de Florestas Terapêuticas.
Dentro deste paraíso existem percursos terapêuticos já definidos, mas a mata será equipada com ainda mais espaços para proporcionar uma experiência completa de ecoturismo e relaxamento, destaca Guilherme Duarte, presidente da Fundação Mata do Bussaco, citado pelo jornal Expresso.
Esta é uma área onde a tranquilidade e a biodiversidade convidam os visitantes a desacelerar e a conectar-se com o essencial. Já em dezembro de 2017, a Mata Nacional do Bussaco tinha sido considerada um monumento nacional e, neste momento, é candidata a Património Mundial da UNESCO.
Entre florestas, praias, serras e patrimónios culturais únicos, Portugal convida todos a descobrir o que de melhor o nosso país tem para oferecer na comunhão entre a natureza e o bem-estar.
(Imagens: Youtube)