Serviço meteorológico faz previsão errada e cancela maior fogo-de-artifício da Europa. Trabalhadores foram despedidos

APESAR DE TEREM PEDIDO DESCULPA, OS RESPONSÁVEIS PELO SERVIÇO METEOROLÓGICO ACABARAM DESPEDIDOS

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Quantas vezes já deste por ti a ver a meteorologia na internet e dizer que vai estar sol e depois, na realidade, és presenteado com um dia de chuva? Claro que as previsões têm sempre a sua margem de erro, mas há ocasiões em que não convinha nada falhar. Como esta.


Kornélia Radics e Gyula Horváth eram até há pouco tempo chefes Serviço Nacional de Meteorologia da Hungria. Porém, segundo a BBC, uma previsão errada do tempo levou a que fossem despedidas. E tudo porque para o Dia Nacional da Hungria, celebrado a 20 de agosto, emitiram um alerta de uma tempestade violenta sobre Budapeste, a capital.


Estava tudo a postos para o "maior fogo-de-artifício da Europa", mas sete horas antes teve de ser adiado para o sábado seguinte devido a este alerta.



E é aí que o problema começa: no sábado, 20 de agosto, o tempo esteve ameno e sem chuva, em Budapeste, porque a tempestade mudou de direção e atingiu outras zonas da Hungria, onde não se incluiu Budapeste.


Apesar do pedido de desculpas emitido, os responsáveis pelo serviço meteorológico acabaram mesmo por ser despedidos pelo ministro da Inovação da Hungria, Laszlo Palkovics, na segunda-feira.




A RFM perto de ti