Onde posso estacionar? Há transportes? Como circular em Lisboa em semana de Jornada Mundial da Juventude
A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE VAI AFETAR O TRÂNSITO EM LISBOA. EIS TUDO O QUE PRECISAS DE SABER PARA CIRCULARES NA CAPITAL ESTA SEMANA
Foram anos de espera e vai, finalmente, acontecer. A Jornada Mundial da Juventude começa esta semana, a partir do dia 1 de agosto e vai até dia 6 de agosto. São esperadas mais de um milhão de pessoas em Lisboa e isso, claro, traz alterações ao trânsito.
Se queres ir ver o ambiente da Jornada Mundial da Juventude ou vives, trabalhas ou simplesmente precisas de ir a Lisboa, esta semana, eis tudo o que precisas de saber para te deslocares e evitares imprevistos.
Já é conhecido de todos o trânsito que Lisboa tem habitualmente. Em semanas especiais como esta e que trazem uma maior afluência à cidade, o melhor é mesmo prevenir.
Que ruas vão estar cortadas?
Lisboa vai estar dividida em três zonas: verde, amarela e vermelha.
Na zona verde, será possível a circulação sem qualquer tipo de controlo. No entanto, poderá haver cortes pontuais por motivos de congestionamento e circulação pedonal mais intensa.
Na zona amarela, está garantida a circulação de: residentes; trabalhadores com declaração da entidade patronal; cargas/descargas das 24:00 às 07:00 (com exceção de medicamentos urgentes, carrinhas de valores, segurança privada, outras devidamente validadas no local pela PSP); das 07:00 às 10:00 para transportes abaixo das 3,5T; avenças de parques de estacionamento públicos; TVDE/ Tuk-tuks; transportes públicos (táxis, carris e Transportes Metropolitanos de Lisboa). Aqui, as bicicletas e trotinetes de aluguer estão proibidas.
A zona vermelha é onde estarão a acontecer os grandes eventos da JMJ e, por isso, é uma zona com restrição absoluta de circulação rodoviária, só se pode andar a pé.
Para quem mora na zona amarela, deverá ter consigo provas de residência - faturas de água, energia, telecomunicações ou outros serviços, nas quais constem a morada - e quem trabalha deverá ter declarações da entidade patronal para garantir a passagem junto das autoridades. O mesmo se aplica aos moradores e residentes da zona vermelha, com a ressalva de que a saída ou o regresso a casa ou local de trabalho pode ser impedida durante a realização dos eventos de maior dimensão como as missas ou a Via-Sacra, segundo alertou Carlos Moedas à Renascença.
As zonas alteram-se consoante os dias da Jornada Mundial da Juventude.
Nos dias 1, 3 e 4 de agosto:
Eixos rodoviários que definem o limite da Zona Amarela:
Avenida D. Carlos I – Calçada da Estrela – Praça da Estrela – Rua Domingos Sequeira – Rua Ferreira Borges – Rua José Gomes Ferreira – Avenida Eng.o Duarte Pacheco – Viaduto Duarte Pacheco – Estrada da Pimenteira – Avenida de Ceuta – Itinerário Principal n.o 7 (IP7)/ Eixo Norte- Sul - Avenida das Forças Armadas – Entrecampos – Avenida Estados Unidos da América – Avenida Gago Coutinho – Rotunda do Areeiro – Avenida Almirante Reis – Rua Morais Soares - Praça Paiva Couceiro – Avenida Mouzinho de Albuquerque até à Avenida Infante Dom Henrique.
Nos dias 5 e 6 de agosto:
Zona Amarela:
Avenida de Berlim – Rua Contra-Almirante Armando Ferraz – Avenida Dr. Francisco Luís Gomes –Praça José Queiroz – Avenida Dr. Alfredo Bensaúde - Rua Padre Joaquim Aguiar – Estrada da Circunvalação.
Na zona Verde, é possível a circulação sem qualquer tipo de controlo nos eixos:
Avenida Marechal Gomes da Costa – Avenida Marechal Craveiro Lopes (2a Circular de Lisboa) – Avenida Santos e Castro - Nó Norte do Alto do Lumiar/ Avenida Santos e Castro do Eixo Norte- Sul – Itinerário Principal n.o7 (IP7)/ Eixo Norte-Sul.
Onde se pode estacionar?
E os transportes públicos?
Metro:
Haverá algumas estações de metros encerradas, que variam consoante os dias. Nos dias 1, 3 e 4 de agosto, a partir das 11h00, estarão encerradas as estações de Picoas, Parque, Marquês de Pombal e Avenida; Neste caso, não será possível fazer mudanças entre as Linha Azul e Amarela no Marquês de Pombal.
No dia 6 de agosto, estará encerrada a estação de metro de Moscavide, a partir das 12h00.
Comboios:
Quanto aos comboios, nos dias 5 e 6 de agosto, as estações de Moscavide, Santarém, Bobadela e Santa Iria estarão encerradas.
Autocarros:
De 1 a 6 de agosto, o terminal da Carris do Marquês de Pombal será relocalizado para a Rua Marquês Sá da Bandeira. Estarão afetadas as linhas: 1704, 1716, 1723, 1724, 1725, 1726, 1728, 1729, 1730, 1733, 3709 e 3715. As linhas da Carris que servem as zonas delimitadas pelos perímetros de segurança da Zona Vermelha ou em arruamentos estreitos, serão suprimidas ou alteradas;
Podes sempre ver as alterações nos autocarros, elétricos e ascensores até ao dia 6 de agosto no micro-site da Carris.
Vê aqui também os sítios por onde o Papa vai andar e o que não podes levar para a JMJ!