As tradições de Ano Novo mais estranhas de sempre

Quando é para chamar a sorte, vale tudo. Estas são algumas das tradições de Ano Novo mais estranhas de sempre

Jéssica Santos
Jéssica Santos


A noite de passagem de ano está quase aí e, no que toca ao tema "sorte", vale tudo! Todos queremos ter um ano em grande, por isso o melhor é apontares todas estas tradições. Mal não faz e pela sorte fazemos tudo!


Enquanto muitos estão ocupados a brindar com champanhe, a comer 12 passas ou a saltar em cima de cadeiras, pelo mundo acontecem as tradições mais estranhas de sempre. De frutas mágicas a desejos em chamas, aqui estão algumas das práticas mais estranhas (e hilariantes):



1 - Servir 12 frutas esféricas, Filipinas:
Nas Filipinas, a noite de Ano Novo é um festival de frutas. As famílias reúnem-se para servir 12 frutas esféricas, por terem o mesmo formato que as moedas. Cada fruta carrega consigo a responsabilidade de representar um mês do ano;


2 - Os 108 sinos, Japão:

No Japão, leva-se muito a sério a transição para o Ano Novo. À meia-noite, 108 sinos ressoam em todo o país, numa prática chamada Joya-no-Kane. Mais do que uma contagem decrescente, estes sinos são como uma meditação budista sobre os "desejos terrenos". E porque é que são 108 badaladas? De acordo com as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, de modo a que as pessoas possam entrar purificadas no novo ano. Porque nada diz "Feliz Ano Novo" como uma profunda reflexão espiritual ao som de 108 sinos.



3 - Atear fogo aos desejos, Arménia:
Se achas que fazer um pedido antes da meia-noite é emocionante, espera até descobrir o que acontece na Arménia. Lá, as famílias escrevem os seus desejos em pedaços de papel, depois lançam fogo aos desejos e, acredita ou não, bebem as cinzas. Esta tradição não é para todos!




4 - Cortar maçãs, República Checa:

Na República Checa, não é suficiente ter apenas champanhe na mão. Algumas famílias cortam maçãs ao meio para prever como será o próximo ano. Se o núcleo da maçã se parecer com uma estrela, então vão ter um ano de sorte. Se parecer uma cruz, é sinal de que terão um ano cheio de desafios.


5 - Encontra a primeira pessoa com o cabelo preto, Inglaterra:
Na Inglaterra, há uma tradição única. As famílias mais tradicionais abrem as portas de casa para o primeiro homem de cabelos pretos que encontram na rua. A ele, é dado sal, pão e carvão, que simbolizam, respetivamente, dinheiro, comida e aquecimento para o novo ano.

Agora que estamos em contagem decrescente para o Ano Novo, aponta todas estas tradições para teres um 2024 melhor do que nunca!




A RFM perto de ti