Os ovos devem estar no frigorífico ou à temperatura ambiente?
Esta é uma dúvida que, provavelmente, milhares de pessoas têm quando chegam a casa do supermercado
Esta pode ser uma daquelas questões que divide a sociedade, tal como aquela: o que se coloca primeiro na taça? O leite ou os cereais?!
Não é de estranhar que exista um debate no que toca ao local onde devem estar os ovos.
Isto porque, por um lado, nos supermercados, eles se encontram nas prateleiras ditas "normais", ao lado do leite, mas, por outro lado, os frigoríficos têm um suporte adequado para os colocarmos.
Assim sendo, os ovos devem ou não estar no frigorífico? E se não, onde devem estar, afinal?
A resposta mais indicada seria "nim". Há especialistas que defendem que os ovos devem estar refrigerados, uma vez que isso prolonga a sua qualidade, mas há quem diga que se eles estão fora do frigorífico nos supermercados então assim devem manter-se em casa.
Diz Susete Estrela, engenheira alimentar e health coach, citada pela MAGG, que "há estudos que provam que será melhor manter os ovos refrigerados, mas, por outro lado, existem fortes argumentos de que manter os ovos à temperatura ambiente por três semanas, em nada altera a qualidade do ovo".
Se olharmos para as recomendações da Direção-Geral da Saúde, no que toca ao manuseamento dos ovos, é dito que "devemos ter o cuidado de os conservar corretamente no frigorífico e manusear com cuidado, lavando bem as mãos (...) para evitar qualquer contaminação".
Parece que a resposta está aqui... O ideal é comprar os ovos e colocá-los no frigorífico para prolongar a sua qualidade.
Se te estás a perguntar a razão pela qual eles estão expostos fora do frigorífico, nos supermercados, ela existe...
Os ovos são armazenados nas prateleiras porque se estivessem refrigerados poderia ocorrer uma mudança de temperatura brusca desde o momento em que os comprarias até que chegarias a casa.
A casca do ovo é porosa e, com a humidade que se poderia gerar na sua superfície, caso seja exposta a essa mudança de temperatura, contribuiria para a criação de micro-organismos que, consecutivamente, contaminariam o seu interior.
Agora que já sabes a melhor forma de armazenar os ovos, ficas também saber que é de evitar colocá-los na porta do frigorífico.
"A porta é a zona mais quente do frio devido à abertura frequente da mesma. A agitação constante e a condensação permitem a 'diluição' da clara e a penetração do sabor de outros alimentos através da casca", esclareceu uma especialista citada pelas Notícias ao Minuto.
Levas daqui todas as dicas e conselhos para que os próximos ovos, que comprares, tenham a melhor qualidade possível!