Merchandising do atentado a Trump: tipo crónica de Duarte Pita Negrão
O Duarte tem opiniões. Fundamentadas? Ahah Não. Sérias? Hmmm também não. Valem a pena? Errr… boa pergunta!
Estamos em tempos estranhos.
Na verdade, acho que toda a gente que está a passar pelos tempos acha que eles são estranhos.
Mas eu acho mesmo que estes são estranhos.
No fim-de-semana passado, houve um atentado a Donald Trump. É obviamente uma situação horrível e trágica e eu repudio todas as formas de violência. (sinto que é preciso explicar isto)
Para quem não sabe, alguém tentou disparar sobre Donald Trump, num comício.
Trump ficou ferido na orelha, mas, fora isso, está bem.
Quer dizer, bem, tendo em conta que é um senhor estranho, cor de laranja com praticamente 80 anos.
A internet reagiu ao ataque como reage a tudo: FALSO!!!! É FALSO! Isto aqui há gato! TEORIA DA CONSPIRAÇÃO!! Foi encenado! Os serviços secretos deixaram que o atirador disparasse.
Não houve grandes informações divulgadas sobre o atentado, que é uma das razões pelas quais há tanta especulação. Ou seja, as pessoas acreditam no que quiserem sem grandes provas.
Quando nada é verdade, tudo é verdade.
A verdade é que Trump sai fortalecido deste atentado porque projecta uma imagem de força e de resistência.
Saiu de punho erguido, com sangue na cara, a clamar “Fight, fight, fight”.
Contra quem? Não sabemos. Mas que é uma imagem forte, é. Que vamos ter de levar com ela nos livros de história, provavelmente vamos.
A questão aqui é… o que é que Trump, ou as empresas dele, fizeram a seguir.
Fizeram a coisa mais Trump possível. Transformaram isto num negócio.
Uma das empresas dele lançou uns ténis com a imagem icónica dele, sobrevivente, de punho ar, com manchas de sangue fictícias.
Preço de venda: 299 dólares.
É um visionário quem olha para a tragédia e diz: “olha, há aqui guita para ser feita”
“O quê???? O Titanic está a ir ao fundo? Que horror, Maaaaaas olhem que isto dava granda filme!”
A isto chama-se usar o sistema. E nisto o Trump não falha, ao contrário do atirador.
O Trump percebe o eleitorado dele e percebe que o eleitorado dele gosta de merchandising.
Um bom chapeu a dizer MAGA
Uns bons ténis a dizer FIGHT.
Uma T-shirt a dizer fight.
Mas porquê parar aqui?
Porque não fazer um ketchup Trump… sai de uma orelha.
Um porta-chaves que é uma réplica da bala.
Umas calças Trump, até porque imagino que depois daquilo ele se tenha ido trocar.
Isto está a ser tão icónico que já há gente a copiar o penso na orelha que ele foi visto a usar.
Não é lá muito diferente do penso que o meu primo usou quando foi operado às orelhas porque eram de abano, mas pronto.
Agora é fashion.
Enfim, são tempos estranhos que vivemos… quem sabe até podem vir a ser trágicos.
Mas até pode ser que alguém arranje maneira de lucrar com isso.