Dicas para as férias “durarem” mais tempo

ASSIM QUE CHEGAM AS FÉRIAS, A SENSAÇÃO QUE SURGE É A DE QUE VÃO PASSAR A CORRER. PORQUE SERÁ?

Madalena Costa


Costuma dizer-se que o que é bom acaba depressa e, sobretudo, se estivermos a falar de férias de verão!


Chegado o tempo da primavera e do verão, todos nós começamos uma contagem decrescente até ao dia em que as nossas merecidas e desejadas férias começam!

E, quando isso acontece, parece que esses dias de descanso passam num piscar de olhos e, em poucos dias, as férias acabaram e estás de volta ao trabalho!



O sentimento de que as férias passam a correr foi analisado num novo estudo, publicado no “Journal Of Consumer Psychology”. A pergunta que se impôs foi de onde, afinal, surge esta sensação?


A verdade é que quanto mais desejamos um determinado evento, sejam férias ou um encontro familiar ou um outro qualquer, parece-nos que ele demora a chegar. E quando acontece, queremos que dure mais tempo e, na realidade, acontece o oposto.


Ora, tudo isso foi analisado nesse mesmo estudo, que pegou no Dia de Ação de Graças, celebrado nos Estados Unidos, para questionar 510 pessoas online sobre se estavam ou não entusiasmadas para celebrar o feriado e se lhes parecia que a data estava perto.


As conclusões apontaram para o facto de que quanto mais queriam celebrar o Dia de Ação de Graças, mais longe lhes parecia a data e mais curta seria a sua duração. E tal conclusão também se aplica às férias!



Uma outra questão do mesmo estudo exigiu uma avaliação de 0 a 100 sobre a distância para o início e o fim de uma viagem que os inquiridos esperavam que fosse divertida ou aborrecida. Ora, quase metade das pessoas inquiridas afirmaram que a viagem divertida iria passar mais rápido, uma vez que seria mais agradável e prazerosa.


Para que tal sentimento - de que as férias passam a correr - desapareça, existem pequenos truques mentais e dicas!


Os investigadores deste estudo aconselham as pessoas a não exagerar na relação que se cria entre o tempo de umas férias e a diversão. Isto leva-as a assumir que os acontecimentos mais divertidos, como umas férias, vão passar mais rápido do que o normal.


Ao mesmo tempo, quanto mais se anseia um acontecimento, mais ele vai demorar a chegar. A chave passa por, literalmente, dar "tempo ao tempo".


E, por fim, o truque para que as férias “durem” mais tempo é simples: focarmo-nos na sua verdadeira duração. Os investigadores afirmam que “pode parecer trivial e óbvio”, mas a realidade é que dependemos mais daquilo que sentimos do que as “medidas de tempo objetivas”. O foco deve estar na sua duração objectiva e não na sensação mental.


Logo, a chave é “quando anteciparem coisas como férias, é importante lembrarem-se de quantos dias vão durar” porque “vão aproveitar mais a experiência”, tal como explicou Selin Malkoc, co-autora do estudo, no The Conversation.


Assim, quando fores de fim de semana ou de férias, tenta não pensares no seu fim. Aproveita bem os dias, goza as horas de descanso que vais ter e, se possível, à beira de uma piscina ou de uma bonita praia do nosso país ou no campo!


  • Partilha:

Top