Vota aqui!

Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos?

A RFM quer eleger "A maior banda pop portuguesa de todos os tempos" e conta contigo!

Ao longo dos anos a música portuguesa tem gerado grandes bandas, com uma enorme popularidade. Bandas com vendas de milhões de álbuns e singles e grandes músicas que fazem parte das nossas vidas: Delfins, Heróis do Mar, G.N.R., Ban, Trovante, Silence 4, D’ZRT, D.A.M.A, Quatro e Meia...

Qual é a banda de que não perdes um concerto, que segues para todo o lado, de que conheces todas as músicas?

Qual é a banda que marca ou marcou a tua vida? Qual é, para ti, a maior banda pop portuguesa de todos os tempos?

Aceita o desafio da RFM e vota aqui.

Dia 25 de Novembro, a primeira fase da votação encerrou no final do segundo "RFM Sumeet" - o debate “Bandas uma espécie em vias de extinção? Parte 2” moderado por Daniel Fontoura com Teresa Lage

Para esta conversa dia 25 de Novembro , a partir das 21.30h, em direto no Facebook e Youtube da RFM, tivemos no auditório da RFM, Miguel Cristovinho (D.A.M.A.), Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar), Tozé Brito ( Pop Five Music Incorporated, Quarteto 111, Green Windows, Gemini) e Pedro Barbosa (manager de Miguel Araújo, Bárbara Tinoco, Quatro e Meia, entre outros) .

Dia 26 de Novembro anunciámos em antena ao longo do dia as 10 bandas mais votadas (por ordem alfabética) em que podes votar na segunda fase desta eleição.



Quem não tem uma banda preferida?

Na RFM temos as nossas preferências, mas gostamos de todas e não conseguimos chegar a nenhuma conclusão... por isso, precisamos da tua ajuda e lançamos-te este desafio:

Através de uma votação, com várias fases, vamos tentar descobrir qual é a maior banda pop portuguesa de sempre. A decisão vai ser tua!

Para votar só vais ter de, aqui no site da RFM, escolher aquela que é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos. Pode ser uma banda atual ou uma banda marcante já desaparecida.

Queremos saber qual foi a banda pop que marcou e inspirou a tua vida, a tua geração e que achas que merece receber o título de "A maior de todos os tempos!"




As 10 bandas mais votadas desta lista inicial passaram agora para uma segunda votação, e para 10 programas em que falaremos da história e da importância de cada uma com mais detalhe, para te ajudar a eleger depois a melhor dessas 10.

Fica atento e aceita o desafio da RFM e vota aqui.

Fica atento à tua rádio e ao site e ajuda-nos a eleger a maior banda pop portuguesa de todos os tempos!



"Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe"- David Ferreira


"Muitos artistas são solitários e inseguros". "O público é altamente infiel" - Vasco Sacramento


" A Resistência acontece porque, em 1991, há um partido politico que queria fechar a campanha, no Rossio mas já não tinha dinheiro para contratar os Delfins, só para 3 canções com as guitarras acústicas. E então vou com o Fernando, o Tim e o Pedro Ayres e tocamos, não no palco mas na torre do PA, para 30 mil pessoas, o "Fado" dos Heróis do mar, o "Nasce Selvagem" dos Delfins e o " Não sou o único" dos Xutos ." Miguel Angelo


" A minha mesinha de cabeceira era o CD da Resistência". "Os meus colegas são insuportáveis não vejo essa beleza de andar na estrada com eles"- Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia)


Quinta feira, dia 21 de Outubro, às 21.30h, no arranque da votação da “Maior banda pop portuguesa de todos os tempos”, recebemos, no auditório da RFM, e transmitimos através do Facebook e Youtube da RFM, um primeiro “RFM Sumeet”

Vê tudo aqui

RFM SUMEET: Bandas, uma espécie em vias de extinção?


Nesta primeira conversa sobre bandas pop apresentada pelo Daniel Fontoura ,com Teresa Lage, para falar sobre " Bandas: uma espécie em vias de extinção?", tivemos no auditório

David Ferreira, atualmente radialista premiado e antigo editor, conhecido por ter dirigido, de 1983 a março de 2007, a EMI-Valentim de Carvalho e depois a EMI Portugal que lançaram grande parte das bandas das últimas décadas da música portuguesa.

Vasco Sacramento , diretor da Sons em Trânsito (agência representante de nomes como António Zambujo, D.A.M.A, Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes, entre muitos outros), promotor de festivais e detentor da concessão da sala de espetáculos Capitólio, em Lisboa,



Neste conversa contámos obviamente também com dois músicos, membros de bandas:

Miguel Ângelo que fez parte do grupo que mais discos vendeu em Portugal – Os Delfins (e ainda da Resistência, supergrupo também recordista de vendas de discos e salas de concertos esgotadas)

Surgidos no início dos anos 80 com o single “Letras” e uma apresentação no Festival da Canção com “Casa na Praia”, os Delfins tornaram-se uma das maiores bandas pop dos anos 80 e 90 e a banda recordista de vendas em Portugal, com 3 milhões de discos vendidos. Entre 1987 e 2009, o grupo lançou os álbuns "Libertação" (1987) "U outro lado existe" (1988), "Desalinhados" (1990) "Ser Maior-uma história natural" (1993), "Breve Sumário da História de Deus"(1994), "Saber a Mar"(1996) 6x platina, "Azul"(1998) , “Del7ins”( 2000) e "Babilónia"(2002) e, em 1995, compilações como “O Caminho da Felicidade (O melhor dos Delfins)” ( 7x Platina)

Em 2008 Fernando Cunha saiu do grupo e foi, já com Mário Andrade na guitarra que os Delfins realizaram, em 2009, a sua digressão de despedida "25 anos, 25 êxitos e um abraço".

E Tiago Nogueira, do Quatro e Meia - uma das mais novas bandas de sucesso em Portugal

Vindos de Coimbra, os Quatro e Meia viram os seus dois primeiros álbuns, em 2017 e 2020, entrar diretamente para o número 1 do top de vendas nacional.

Só com um álbum editado, sem publicidade nem referências na comunicação social, Os Quatro e Meia esgotaram, em 2018 e 2020, os Coliseus de Porto e Lisboa, o Campo Pequeno e a Superbock Arena. No final de 2020, Os Quatro e Meia lançaram o seu segundo álbum (com participações de Carlão e Tatanka) e receberam mais 2 discos de ouro. Agora os próximos objetivos do sexteto são um concerto de consagração, dia 25 de junho de 2022 no Estádio Cidade de Coimbra e mais um álbum de originais.


Atento às mensagens no Facebook de quem nos seguia esteve também no auditório da RFM o Pedro Simões, que interviu ,com perguntas feitas por quem acompanhou este “RFM Sumeet” e fez questão de participar na conversa

Clica aqui e vota naquela que é para ti "A maior banda bop portuguesa de todos os tempos"!