A hora de acordar assemelha-se a um grande pesadelo para muita gente. Do sono profundo e tranquilo, batimentos cardíacos espaçados e respiração lenta passamos rapidamente para um acordar desorientado e por vezes stressado. O despertador tem destas coisas e muitas vezes adiar este momento, com o tão conhecido snooze, pode, ao contrário do que tu pensas, deixar-te com ainda mais sono e, pior, stressado.


A organização “The Sleep Charity” diz que é melhor dormir vinte minutos extra todos os dias do que colocar vários despertadores. Substitui aquele carrossel de alarmes para um ou, no máximo, dois.

Quando colocamos vários despertadores estamos a perturbar o nosso sono, porque o que dormimos entre cada um é curto e não completamos um ciclo de sono de qualidade. Já para não falar que vais acordar de forma abrupta e o teu organismo vai aumentar a produção de cortisol, a hormona do stress.



Já reparaste que ao acordares ao fim de cinco alarmes acordas mais cansado do que se o tivesses feito logo no primeiro? O que fazer então para ganhar motivação para sair da cama? Pensar no motivo que te levou a acordar mais cedo, colocar o despertador longe da cama para quando ele tocar teres que te levantar, usar despertadores com luz, ou, o mais simples de tudo, deitares-te mais cedo.


Não há nada mais reparador do que uma boa noite de sono. Por isso, pensa nisso para adotares uma rotina de sono mais saudável.