O ano está a acabar. Fora tudo o que são preparativos de passagem de ano, há outras coisas que não deves levar para 2023. Mesmo aqueles que dizem que já têm tudo pronto, para receber o ano novo, podem vir a reconsiderar isso depois de lerem este texto.


Não queremos de qualquer modo deixar-te stressado com esta lista. O objetivo é mesmo o contrário: organizares-te para receber o novo ano com o mindset certo.

Ora atenta:

1 – Tempo para mim (ti)


2022 ainda não foi o ano em que tiraste algum tempo para ti? Resta pouco tempo até ao fim do ano, mas nada está perdido. Começa por tirar um pouco de tempo e relaxa. Se ainda conseguires, aqui ficam algumas sugestões. Tira um pouco de tempo para leres mais algumas páginas do livro que estás há meses a ler, para fazeres uma máscara facial, dormir mais umas horas, ver um filme... Há tantas coisas que podes fazer por ti e que te podem trazer a serenidade necessária para começar um novo ano.



2 – Escreve uma lista de gratidão


É uma palavra cada vez mais banalizada nos dias de hoje, é certo, mas a gratidão pode levar-te a um lugar muito tranquilo na vida. Focares-te naquilo que 2022 te trouxe de bom, ajuda-te a levar uma boa dose de otimismo para enfrentar o novo ano.


3 – Lista de conquistas


A lista anterior leva-te a esta. De certeza que conquistaste algo, este ano. Desde coisas simples, como beber mais água, fazer mais exercício físico, deixar de fumar, mudar de casa/emprego ou fazer a viagem da tua vida. Cada vitória, por mais pequena que possa parecer, merece ser celebrada.


4 – Organiza uma divisão da tua casa ou área da tua vida


Destralhar, destralhar e mais destralhar. Ninguém quer começar o ano com coisas a mais em casa, que não façam falta e que estejam só a ocupar espaço e a ganhar pó. Casa limpa, mente limpa. Como organizar uma casa inteira requer tempo e paciência, começa por uma divisão apenas. É o suficiente para começares 2023 com mais clareza. Quem diz a tua casa, também diz o teu telemóvel ou computador. Está na hora de apagares todas aquelas fotografias do WhatsApp e que ficam perdidas na tua galeria. Se, por acaso, não tiveres tempo até à meia-noite de dia 31 de dezembro, tenta fazer isto logo no início de 2023.



5 – Vamos tratar das finanças?


Despacha os teus cartões de crédito ou aquela dívida a um amigo. Se não conseguires saldar todas as tuas dívidas até ao fim do ano, modera os teus gastos. Se não as podes despachar para já, aumentá-las também não parece ser uma boa solução.


Vamos fazer acontecer!

Feliz 2023!