Esta é uma pergunta para queijinho, a pergunta para um milhão de euros...!


Fazer a cama: sim ou não?


O mundo divide-se entre os que não saem de casa sem a cama feita e os que nunca a fazem, com argumentos pelo meio como alergias, desperdício de tempo ou falta de paciência.


Nada como a ciência para responder a esta questão.


Um estudo feito pela Universidade de Kingston revela que a melhor opção é mesmo deixar a cama por fazer e invoca questões de saúde. O objetivo é reduzir o número de ácaros - que provocam reações alérgicas - e impedir que eles se multipliquem ou acabem mesmo por morrer.

O coordenador do estudo, Stephen Pretlove, explica que os ácaros sobrevivem com a água que vão absorvendo das glândulas do nosso corpo. Ora, se não fizermos logo a cama, assim que acordarmos, a percentagem de humidade nos lençóis reduzirá e os ácaros morrem.


Se este argumento não te convencer podes sempre continuar com a rotina de fazer a cama todos os dias, antes de saíres de casa, e usar um desumidificador no quarto para reduzir a humidade.


O que não faltam são também opiniões e argumentos, citados pelo site The Spruce, que provam que fazer a cama, todos os dias de manhã, traz imensas vantagens para o teu dia.



Começar bem o dia

É uma pequena conquista, mas fazer a cama logo de manhã é o cumprir da primeira tarefa do dia e dá ânimo para que continues a cumprir outra e mais outra e assim sucessivamente.


Ajuda-te a manter o quarto arrumado

Basta ter a cama feita para se ter logo aquela sensação de quarto arrumado. E fazer a cama logo de manhã pode inspirar-te a arrumar outros cantos do quarto. De pequenos começos, conquistam-se grandes coisas. E depois talvez tenhas a coragem necessária para arrumar a cadeira da roupa.


Melhora o teu humor

Estima-se que um terço da nossa vida é passada no quarto e, por isso, a aparência do mesmo pode afetar o nosso estado de espírito. É díficil sentires-te calmo e relaxado, quando à tua volta reina o caos e a desorganização. E isso é tudo o que não combina com uma cama feita.
A sensação de arrumação, que uma cama feita pode transparecer, faz com que sintas menos stress, ao chegares a casa, depois de um dia de trabalho.


Tens muitos e bons argumentos para seguires qualquer lado da força. Se por um lado, não fazer a cama pode ser uma questão de saúde, por outro lado, fazer a cama pode ser também uma questão de equilíbrio emocional.