Cantores, professores, atores, artistas, profissionais de rádio e de televisão e todos aqueles que usam a voz nas suas profissões devem cuidar dela. Mesmo os que não usam a voz profissionalmente devem ter cuidado com a voz e com as cordas vocais.

Dia 16 de abril, celebrou-se a 20ª edição do Dia Mundial da Voz.


Clara Capucho destaca que “há muitas patologias que foram mascaradas durante o confinamento e que se revelam, agora, com a exigência do regresso aos palcos (para os artistas)” e ao trabalho presencial para a população em geral. A coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa refere os problemas que estão a surgir nesta primavera: disfonias, dificuldade para emitir a voz, rouquidão, falta de volume e projeção e, em certos casos, neoplasias potencialmente malignas


“Ergue a tua voz” é o lema da ação que se realizou este sábado, dia mundial da voz, dia em foram apresentadas as conclusões do inquérito realizado pela Gestão dos Direitos dos Artistas, para avaliar os níveis de desconforto vocal e os efeitos das máscaras anti-Covid 19 na voz dos artistas em Portugal.


Alguns cuidados a teres com a tua voz:

- Bebe água para hidratares bem as cordas vocais

- Não a esforces quando te doer a falar ou estiveres rouco

- Não bebas bebidas muito quentes, nem muito frias

- Faz o rastreio às cordas vocais, periodicamente


Cuida da tua voz!