O que não podes fazer quando tens um gato em casa

HÁ CUIDADOS A TER QUANDO ÉS DONO DE UM OU MAIS GATOS PARA PROTEGERES O TEU ANIMAL

Ana Margarida Oliveira


Quem tem gatos sabe bem que são animais com muita personalidade e também extremamente autónomos!

São queridos, curiosos e elegantes, mas também sabidos, independentes e cheios de caráter ao ponto de terem uma boa noção do que adoram e do que detestam. Também demarcam o seu território, dentro de casa, e apreciam muito ter esconderijos.

Agora, ser dono ou dona de gatos é também saber que a curiosidade de um felino pode ser um grande desafio. Portanto há coisas que não podes negligenciar sob pena de o gato sofrer reveses ou até fatalidades.

Dito isto, não podes facilitar em nada com gatos em casa. Não podes mesmo! Há comidas, produtos, portas e portinhas, roupas, lãs e fitas, cordéis, plantas e flores, janelas, varandas, caixas, gavetas e prateleiras que deves proteger, esconder, afastar ou pôr fora do alcance dos teus gatos.

Estes são os cuidados a ter, quando há gatos em casa, segundo uma responsável do Hospital do Gato, em declarações à PiT.


Plantas

Se tens plantas e flores em casa, é bom deixá-las longe dos gatos. É certo que os gatos chegam a todo o lado, até às prateleiras e estantes que estão altas, perto do teto. Portanto, o que é seguro é esconder as plantas e as flores ou não ter de todo. Isto porquê? Porque, para além de o gato as poder estragar, há plantas tóxicas, diz a mesma fonte do Hospital dos Gatos à PiT.

São elas a costela de Adão, a espada de São Jorge e os lírios. Convém pesquisar ou saber junto de um veterinário ou de um especialista se há mais plantas que podem fazer mal aos gatos. Se houver suspeita de alguma ingestão, contacta o veterinário.



Detergentes

O ideal é ter as embalagens fechadas dentro de um armário cuja porta não se abre com facilidade e com as tampas bem enroscadas. Há que ter especial atenção às pastilhas para a máquina de lavar roupa ou louça. São coloridas e, portanto, um foco de grande interesse para os gatos curiosos e brincalhões. Chama o veterinário caso haja ingestão de detergentes.


Medicamentos

Tal como no caso dos detergentes, devem estar bem escondidos e com portas bem fechadas ou mesmo com uma fechadura trancada à chave. Se, por acaso, desconfiares de que o teu gato ingeriu algum medicamento, entra imediatamente em contacto com o teu veterinário.


Comida e bebida

Pois, mais uma vez, alimentos e líquidos podem ser prejudiciais e tóxicos para os felinos. Diz a mesma fonte que a cebola e o alho fazem parte da lista de alimentos que podem fazer mal aos gatos. Deves ter o contacto do veterinário à mão, caso desconfies da ingestão de algum alimento perigoso para os gatos.




Fitas, fios, cordéis, lãs, plásticos

Os gatos são curiosos, como sabemos, e adoram brincar. Alguns têm especial tendência para se entreterem com fios, cordéis, fitas e pequenas estruturas de plástico mole, incluindo fitas de presentes. E aqui o perigo é engolirem essas fitas ou fios. Se isso acontecer, não deves puxar o fio mesmo que seja esse o teu instinto. Chama imediatamente o veterinário. Quanto aos plásticos, como as asas de sacos ou mesmo as pegas dos sacos do lixo, ou ainda pegas de sacos de papel, pode haver o perigo de se enrolarem, na brincadeira, à volta do pescoço do felino. Linhas de coser, agulhas e alfinetes são outro perigo. Mais uma vez, esconde todas estes objetos do alcance do gato.


Janelas, varandas, portas

Lá está, a curiosidade dos gatos e a tendência para a autonomia fazem com que os bichanos simplesmente vão atrás do seu instinto libertário ou atrás de um pássaro que esvoaça por perto. É certo que são donos de 7 vidas, ainda assim, podem cair e magoar-se ou acabar mesmo por sair de casa. E, nestes casos, podem regressar ao seu lar ou não. Então, o melhor é manteres as portas, janelas, acesso a varandas, a terraços e a quintais controlados.



Máquinas e equipamentos

Este é um dos grandes perigos dentro de uma casa. As máquinas de lavar, roupa ou louça, e as de secar são ótimos sítios para eles se esconderem e eles adoram esconderijos.

Portanto:

1º deixar sempre, mas sempre, estas portas fechadas, quando as máquinas não estão a trabalhar;

2º antes de pores uma máquina destas a trabalhar, certifica-te de que não está nenhum dos teus bichanos escondido lá dentro;

3º chama-o na mesma… só para te certificares de que ele está num outro esconderijo que não a máquina que estás prestes a pôr a trabalhar.



Dito isto, dada a enorme curiosidade dos gatos, aliada a uma enorme autonomia e à marcação de território e gosto por esconderijos, todo o cuidado é pouco se és dona ou dono de gatos.

Deves ter algumas rotinas de cuidados para não pores o teu animal em perigo. E já sabes, em caso de suspeita chama o teu veterinário.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Os gatos tornam os donos mais ...Os gatos tornam os donos mais atraentesUM ESTUDO REVELA QUE OS DONOS DE GATOS SÃO MAIS ATRAENTES E MAIS SAUDÁVEISmaisPorque é que os gatos têm medo...Porque é que os gatos têm medo de pepinos?PORQUE TÊM OS GATOS MEDO DE UM INOFENSIVO VEGETAL?maisSabias que os gatos sabem onde...Sabias que os gatos sabem onde estão os donos através das orelhas?ESTA É SÓ MAIS UMA HABILIDADE DOS GATOS, QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE ALERTA PARA QUALQUER SOM E MOVIMENTOmaisPorque é que os gatos se lambe...Porque é que os gatos se lambem? Por 3 razões!OS GATOS LAMBEM-SE E NÃO É SÓ POR UMA QUESTÃO DE HIGIENEmaisSerá que os donos de cães são ...Será que os donos de cães são mais felizes do que os de gatos?HÁ UM ESTUDO QUE AFIRMA QUE DONOS SÃO OS MAIS FELIZESmaisOs gatos tornam os donos mais ...Os gatos tornam os donos mais inteligentesUM ESTUDO INDICA QUE OS DONOS DE GATOS TENDEM A SER MAIS INTELIGENTES POR CONVIVEREM COM ESTES FELINOSmaisQueres conquistar uma mulher? ...Queres conquistar uma mulher? Não tires fotos com gatosESTUDO MOSTRA QUE, NA HORA DE CONQUISTAR UMA MULHER, FOTOS COM GATOS PODEM NÃO SER A MELHOR ESCOLHAmaisAs 6 coisas que os gatos mais ...As 6 coisas que os gatos mais amam e mais detestammaisEm lágrimas, Judite de Sousa l...Em lágrimas, Judite de Sousa lembra o filho e afirma: "Sinto-me uma náufraga para a vida toda"A JORNALISTA ESTEVE À CONVERSA COM MANUEL LUÍS GOUCHA E NÃO ESCONDEU A EMOÇÃO AO RECORDAR O FILHOmaisMaria Sampaio está grávida pel...Maria Sampaio está grávida pela primeira vezMARIA SAMPAIO E GONÇALO CABRAL PREPARAM-SE PARA SER PAIS PELA PRIMEIRA VEZmais007: Já há rumores sobre a sub...007: Já há rumores sobre a substituição de Daniel Craig como James BondO FILME “007: SEM TEMPO PARA MORRER” É O ÚLTIMO FILME DA SAGA PROTAGONIZADO POR DANIEL CRAIG, E O SEU SUCESSOR PODE JÁ ESTAR ESCOLHIDOmaisNeemias Queta canta Backstreet...Neemias Queta canta Backstreet Boys no Café da ManhãEM RESPOSTA A UM QUESTIONÁRIO SOBRE CULTURA AMERICANA, O PRIMEIRO PORTUGUÊS A ATUAR NA NBA PROVOU QUE TEM VÁRIOS TALENTOSmais
Top