Esta é uma estação de metro, em Lisboa, que ao longo dos anos não tem passado despercebida. A sua cor, figuras geométricas e design já arracaram alguns dos melhores elogios vindos dos quatro cantos do mundo e já a posicionaram na lista das mais bonitas do mundo.


Quem o diz agora é o jornal espanhol ABC que fez uma lista com as sete estações de metro mais bonitas do mundo e colocou a das Olaias em segundo lugar, ao lado de outras estações igualmente exuberantes. Desde Estocolmo a Moscovo, passando por Portugal, viajar debaixo de terra pode ser uma experiência estética e com muita beleza ao redor.

O jornal ABC descreve a estação das Olaias como "uma verdadeira joia" com uma "luminosidade muito particular" devido aos painéis geométricos policromados que deixam passar a luz natural em diferentes cores.



A estação das Olaias foi arquitetada por Tomás Taveira e abriu portas ao público em 1998, na altura da Expo 98. Citando o jornal espanhol ABC, há estações que "simulam verdadeiras obras de arte e que convidam a parar e admirá-las", tornando-se em si verdadeiros pontos turísticos. A estação das Olaias é uma destas joias subterrâneas e que, segundo o jornal espanhol, merece uma visita.


As sete estações de metro mais bonitas do mundo, segundo o ABC


  1. T-Centralen, Estocolmo;
  2. Olaias, Lisboa;
  3. Arts et Métiers, Paris;
  4. Toledo, Nápoles;
  5. BurJuman, Dubai;
  6. Formosa Boulevard, Taiwan;
  7. Komsomólskaya, Moscovo.