João Rendeiro encontrado enforcado na prisão

O ANTIGO BANQUEIRO FOI ENCONTRADO MORTO NA PRISÃO ONDE ESTAVA DETIDO NA ÁFRICA DO SUL

Madalena Costa


Esta é a notícia que está a dominar as redes sociais, as televisões e a imprensa portuguesa, nesta sexta-feira.


João Rendeiro, ex-banqueiro do BPP, foi encontrado morto na cadeia onde estava detido, na África do Sul. De acordo com a sua advogada, em declarações à agência Lusa, João Rendeiro foi encontrado enforcado e as autoridades estão agora a investigar as circunstâncias da sua morte.



Atualmente, o ex-banqueiro estava numa prisão em Durban, naquele país, onde aguardava uma decisão sobre o seu processo de extradição para Portugal.


Em dezembro do ano passado, João Rendeiro foi detido na África do Sul, depois de ter fugido de Portugal após condenação relacionada com o processo BPP, e encontrava-se ali preso há seis meses, uma vez que se opunha a regressar a Portugal.


O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, no nosso país, e tinha à sua espera cerca de 15 anos de prisão.


Quem foi João Rendeiro?


O antigo banqueiro nasceu em 1952, em Lisboa, e a sua infância foi vivida em Campo de Ourique, apesar de a sua família ser originária de Aveiro. Conta o "Público" que o pai de João Rendeiro tinha uma sapataria no bairro lisboeta ao mesmo tempo que a "mãe geria os apartamentos que a família comprava" e, posteriormente, arrendava.


O percurso escolar do ex-banqueiro começou nos Salesianos, onde fez a escola primária, e passou depois pelos liceus Pedro Nunes e D. João de Castro. A licenciatura fê-la no Instituto Superior de Economia e Gestão e, mais tarde, doutorou-se em Economia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido.


Nos anos 90, João Rendeiro começou a construir a sua fortuna. Vendeu a Gestifundo, um fundo de investimentos criado em 1986, ao Banco Totta, sendo que o seu investimento inicial de 25 mil euros se transformou em 15 milhões de euros. Aos 30 anos, João Rendeiro já era milionário.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisJá conheces o namorado de Adel...Já conheces o namorado de Adele? Olha para estas fotos carinhosas!A ARTISTA DECIDIU PARTILHAR FOTOGRAFIAS CÚMPLICES E CARINHOSAS COM O NAMORADO, RICH PAULmaisMatthieu Ricard é o homem mais...Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo, diz estudoMATTHIEU RICARD É CONSIDERADO PELOS CIENTISTAS O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDOmais"Estou solteiro!" revelou Vito..."Estou solteiro!" revelou Vitor Kley na RFMANTES DOS CONCERTOS EM LISBOA E NO PORTO COM A RFM, VITOR KLEY FOI CONVIDADO DO WI-FImaisCasal vive num cruzeiro porque...Casal vive num cruzeiro porque é mais barato que do que pagar o empréstimo da casaO CASAL FEZ CONTAS À VIDA E CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE POUPAVA MAIS A VIVER NUM CRUZEIRO DO QUE A PAGAR O EMPRÉSTIMO DA CASAmaisCarros deixam de poder circula...Carros deixam de poder circular na Avenida da Liberdade aos domingos e feriadosESTA FOI UMA MEDIDA APROVADA EM REUNIÃO DE CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, ESTA QUARTA-FEIRAmaisPortugueses só limpam a casa q...Portugueses só limpam a casa quando está MESMO suja, diz estudoUM ESTUDO CONCLUIU QUE OS PORTUGUESES SÓ LIMPAM A CASA QUANDO O PÓ ESTÁ VISÍVEL E INVESTIGADORES DIZEM QUE ISSO É “PREOCUPANTE”maisLata de atum português é encon...Lata de atum português é encontrada em caixa de alimentos do exército russoA MARCA PORTUGUESA FEZ UMA DOAÇÃO DE 24 MIL LATAS PARA A UCRÂNIA E, POR ISSO, NÃO SABE COMO É QUE ALGUMAS CHEGARAM AO EXÉRCITO RUSSOmais"Pilar Solar": este fenómeno i..."Pilar Solar": este fenómeno iluminou os céus de Portugal e intrigou quem o viuEM MUITAS REGIÕES PORTUGUESAS, FOI VISÍVEL UM FENÓMENO METEOROLÓGICO RARO E INTRIGANTEmais
Top