Com o Natal quase aí, chega a hora de reunir toda a família. Esta época pode ter tanto de gratificante como de stressante. São os preparativos para a consoada, as longas horas na cozinha, as decorações de última hora, embrulhar e distribuir os presentes, entre tantos outros afazeres...


Para os pais, principalmente, com filhos mais novos, esta pode ser uma época desafiante.


Num fórum online chamado Mumsnet, uma mãe partilhou a sua opinião sobre os planos que tem para o Natal.


A mulher começou por contar uma história que envolveu os seus pais e o filho, de 20 meses, que lutou contra o sono durante uma noite inteira por estar numa casa diferente.


E o sentimento de culpa fê-la tomar a decisão de alterar os planos que já tinha para este Natal. Estes passavam por ir a casa dos seus sogros na véspera de Natal e, consequentemente, passar a noite lá.


No entanto, a mulher escreveu que "só de pensar que o meu bebé vai sair do seu berço, ainda mais sendo ele muito pequeno e excitável quando dorme fora da sua cama, isso faz-me querer mudar os planos. Prefiro fazer só uma visita à tarde, eventualmente, jantar com os meus sogros, mas voltar a casa de forma a não causar mais perturbações na rotina de sono do meu filho".



Para saber se está a agir bem ou não, esta mãe recorreu ao fórum Mumsnet para receber conselhos de outras mulheres.


A mulher questionou se estaria a ser "irracional", uma vez que "os meus sogros vão ficar desiludidos e o meu parceiro, provavelmente, vai amuar, mas nada me faz mais feliz no Natal do que ver que o meu bebé está bem, entusiasmado, e penso apenas que o excesso de estímulos desta altura podem arruinar isso".


E continuou dizendo que pode estar a ser egoísta porque sabe "que seria eu que teria de estar com o meu bebé durante horas enquanto todos os outros iam estar na sala a divertir-se e a beber".


O pedido de ajuda desta mãe acabou por gerar polémica e dividir opiniões, tal como escreveu a MAGG.


Muitos acharam que a mãe deve procurar outras soluções e ser mais flexível, uma vez que esta sua decisão pode privar o bebé de estar com os avós. Outros concordaram com a opinião e escreveram que esta decisão torna o Natal menos stressante, quer para o bebé quer para os pais.