Dono ou futuro dono de cães, este artigo é para ti. Quem tem um cão - ou mais - sabe como eles são tão bons a comunicar. As expressões faciais, os gestos, o olhar... parece que falam connosco. E aqueles olhos irresistíveis que fazem quando aprontam asneira? São adoráveis e também pouco inocentes. Estudos revelam que estas atitudes dos cães não são assim tão aleatórias e que, em diversos momentos, servem mesmo para influenciar os donos.

Um estudo feito pela revista científica americana Proceedings of National Academy of Sciences avaliou os padrões de comportamento de diferentes animais e chegou a uma conclusão: nenhum outro animal tem a capacidade de ler e de usar a comunicação humana como os cães.


Os cientistas analisaram os músculos faciais de cães e lobos e descobriram que apenas os cães têm um músculo que lhes permite levantar as sobrancelhas, fazendo com que os olhos pareçam maiores, mais adoráveis, e que fiquem com uma cara de culpado à qual a maioria dos donos não consegue resistir.

E com que objetivo? Comunicar com as pessoas. E não é em vão. Esse movimento manipula o ser humano e leva-o a sentir uma resposta emocional e estimulante, de uma forma semelhante ao que acontece entre pais e filhos bebés.

"Quando os cães fazem esse movimento, provocam um forte desejo nos humanos de cuidar deles", explica Juliane Kaminski, líder do estudo, feito na Universidade de Portsmouth.



Kaminski explica esta ligação sentimental entre os cães e o ser humano com base nos milhares de anos de domesticação. Quase desde sempre que o homem convive com os cães e isso faz com que estejam muito mais sintonizados connosco do que outros animais.

Um outro artigo revela que os cães se tornaram mais sofisticados à medida que foram criados para atender ao estilo de vida dos seus donos. Este estudo sugere ainda que, por meio da domesticação de cães a partir de lobos, os seus músculos faciais se transformaram para atender aos padrões de comunicação dos humanos. Daí o músculo responsável por levantar a sobrancelha interna estar presente uniformemente em cães domesticados, mas não em lobos.


Consegues dizer que não a esses olhos irresistíveis?


Ao longo da história, uma coisa permaneceu constante: é difícil dizer não aos “olhos de cachorrinho”. Os cães evoluíram para atender às necessidades do dono e o ser humano é naturalmente atraído por um focinho “fofo”.

E se há momento em que podemos falar de uma pequena manipulação, é este. O teu cão sabe quando deve fazer esses olhos irresistiveis e também sabe que tu, quase de certeza, não vais resistir.