Qual raspadinha, lotaria ou aposta online! A tua sorte pode andar mesmo dentro da tua carteira ou pelo chão da tua casa. Há moedas de um e dois euros a valerem quantias tão simpáticas que vais querer mesmo ler este texto até ao fim.

Por serem raras, valiosas ou edições limitadas, há moedas que podem valer muito mais do que o seu valor nominal. Há colecionadores dispostos a darem verdadeiras fortunas para terem uma moeda destas.

Segundo o Banco Central Europeu, citado pela Dinheiro Vivo, cada país da área do euro pode emitir duas moedas comemorativas de dois euros por ano. A maioria comemora o aniversário de acontecimentos históricos ou assinala eventos atuais de relevância histórica.

Segundo o site VortexMag, estas são algumas das moedas de dois euros mais valiosas.


Moeda do Mónaco de 2007

Esta moeda comemora o 25.º aniversário da morte da Princesa Grace Kelly, a atriz que casou com o Príncipe Rainier III do Mónaco. Na moeda, vê-se o retrato da princesa e é considerada a moeda de 2 euros mais valiosa do mundo. Tem uma tiragem limitada a 20 mil exemplares e pode valer cerca de 3000 euros.



Moeda da Grécia de 2002

Por ter um erro na impressão da letra S no lado nacional, que aparece como um E invertido, esta moeda tornou-se única e por isso valiosa. O erro deve-se ao facto de ter sido usada uma matriz finlandesa para cunhar as moedas gregas. Como esta, existem cerca de outras 50 mil moedas com o mesmo erro e podem valer entre 500 e 1000 euros cada uma.



Moeda do Vaticano de 2005

Foi a última moeda emitida pelo Vaticano com o rosto de Papa João Paulo II, que faleceu nesse ano. Tem uma tiragem de apenas 85 mil exemplares, o que a torna muito procurada pelos colecionadores e pode valer entre 300 e 500 euros.



Moeda da Eslovénia de 2007

Esta moeda da Eslovénia celebra o 50.º aniversário do Tratado de Roma, que deu origem à União Europeia. Ao todo, foram emitidas 400.000 moedas e cada uma pode valer entre 150 e 250 euros.



Moeda da Finlândia de 2004

Foi feita para celebrar o alargamento da União Europeia a dez novos países em 2004. É uma das moedas mais raras da Finlândia, e pode valer entre 100 e 200 euros.



Moeda da Alemanha de 2008

A moeda mostra a igreja barroca de St. Michaelis, popularmente conhecida como “Michel”, e que é um dos símbolos da cidade e estado federado de Hamburgo. O que a torna rara é a letra da casa da moeda exibida à direita, na parte superior do núcleo da moeda. A letra J, como mostra o vídeo, é a mais rara e valiosa, podendo valer entre 50 e 100 euros.



Moeda do Mónaco de 2015

Esta moeda celebra os 800 anos do primeiro castelo no rochedo do Mónaco. Foi emitida em 2015, tendo sido cunhadas 10 mil, e hoje pode valer mais de 4000 euros.