A par de ser jogador do FC Porto, será que Pepe tem uma carreira como político na Irlanda?!


Olhando para os cartazes que foram distribuídos em Belfast, na Irlanda do Norte, seria possível desconfiar que sim... Só que não! Tudo não passou de uma brincadeira e de uma campanha de marketing!


Assim que uma publicação de um comediante norte-americano, Tom Segura, foi parar ao Instagram, na qual se viu uma fotografia de Pepe num cartaz eleitoral, as suspeitas de que algo não estava certo levantaram-se.


Nos comentários, rapidamente, muitos portugueses (e não só!) deram conta de que se tratava do jogador do FC Porto e que não percebiam a relação com umas eleições. Lê-se, por exemplo, "o que é que o Pepe está aí a fazer?", "esse é o Pepe, um lendário jogador português", "porque é que o Pepe está a concorrer a umas eleições?".



Pouco tempo depois, soube-se a verdadeira origem dos cartazes e a razão pela qual estava uma imagem de Pepe num deles.


Ora, o cartaz do jogador da Seleção Nacional fez parte de uma campanha de marketing de uma loja online de t-shirts de clubes. A estratégia de Rory McLaughlan, o fundador da Shirt in a Box, passou por espalhar cartazes pela cidade de Belfast de jogadores "polémicos", como Mario Balotelli, David Luiz, Zlatan Ibrahimović e Pepe.


O fundador contou ao Belfast Live que se inspirou nos "posters que a On the Square [empresa de marketing] colocou, em 2019, durante as eleições, que tinham personagens da série 'Os Marretas'". O próprio achou "muito engraçado e uma ótima forma de marketing" e, por isso, aplicou essa mesma ideia.


O negócio que tem em mãos trata-se de uma loja online, em que é possível comprar t-shirts das ligas de futebol de todo o mundo. O que é diferenciador aqui é que os clientes não sabem que t-shirt lhes vai ser enviada, uma vez que apenas selecionam as ligas e as equipas das quais não querem receber uma camisola.


Posto isto, Rory McLaughlan, "para manter o tema futebolístico do negócio", escolheu "jogadores de futebol polémicos que a maioria das pessoas conhece", imprimiu "cerca de 100 cartazes", colocou-os "em Belfast" e agora espera "que as pessoas se divirtam com eles".


Neste momento, "ainda é muito cedo para dizer o sucesso dos cartazes", mas o fundador desta loja online pretende "fazer mais campanhas como esta no futuro."