É certo que os cães demonstram quando estão felizes, quando estão assustados ou com medo, quando estão adoentados...
E sabe-se que são capazes de muitas habilidades, seja a fazer truques com uma bola, a apanhar paus de madeira, a atacar pantufas e mantas, a roubar comida quando menos se espera (e não só!) e, no limite, a farejar substâncias ilícitas, sobreviventes e outros objetos ou pessoas, desde que treinados.
E, na verdade, há mais, muito mais que os cães podem fazer, tal como identificar uma pessoa que não é de confiança.
Foi um estudo desenvolvido na Universidade de Quioto, no Japão, que avançou com esta conclusão depois de ter feito uma experiência com 34 cães.
A experiência consistia em, basicamente, ter pessoas a enganar os cães.
Numa primeira fase, uma pessoa mostrou uma caixa a um cão, que continha comida. Numa segunda fase, a caixa foi-lhe novamente mostrada, com a promessa de que tinha comida, mas quando os cães lá chegaram já estava vazia. Por último, na terceira fase, a mesma pessoa voltou a conduzir o cão até à caixa de comida, mas, desta vez, este já não lhe seguiu os passos.
"Os cães têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos, que evoluiu seletivamente ao longo da história, juntamente com os seres humanos", disse a investigadora Akiko Takaoka, que também ficou surpreendida com o facto de os cães serem rápidos a desvalorizar "a fiabilidade de um humano".
Além desta experiência, houve ainda uma outra, na qual os cães tinham de reagir perante pessoas que tratavam bem e mal os seus donos. Começou por serem os donos a pedir ajuda a várias pessoas, sendo que umas ajudaram, outras ofenderam-nos e ainda umas terceiras não ajudaram nem trataram mal.
Assim que as pessoas que ofenderam os seus donos tentaram dar biscoitos aos cães nenhum deles aceitou!
O foco do estudo era determinar se os cães tinham a capacidade de identificar as pessoas em quem podiam confiar e parece que se confirma!
Se alguma vez quiseres ter a certeza de que podes confiar em alguém chama o teu cão! 😆