Chama-se aproveitar o timing certo para fazer publicidade. O resultado só podia ser viral.


A mais recente campanha publicitária da IKEA Portugal está a agitar as redes sociais de uma forma intensa graças à frase que escolheram para fazer publicidade a uma estante.

Nunca uma estante deu tanto que falar como esta. Segundo a marca, é "Boa para guardar livros. Ou 75.800€".

Um toque de genialidade que faz um paralelo direto com os 75.800 euros encontrados no gabinete de Vítor Escária, que estariam em envelopes dentro de livros e numa caixa de vinho, em novembro do ano passado, durante as buscas relacionadas com suspeitas de negócios com lítio e hidrogénio.


Os anúncios encontram-se pelas ruas e estão a dar muito que falar nas redes sociais. Infelizmente, o mote da campanha não é o mais feliz - afinal, trata-se de um caso de corrupção -, mas não deixou de ser aplaudido, pelos portugueses, o sentido de oportunidade e a criatividade da IKEA.



A IKEA, através de um comunicado enviado à SIC Notícias, garante que a campanha não tem qualquer intenção política, afirmando que gosta de "desenvolver campanhas que reflitam a vida real". A empresa sueca assegura que o objetivo é encarar as campanhas com humor e aliviar a tensão de um mundo cada vez mais nervoso.


Se o objetivo era dar que falar, podemos já concluir que a IKEA conseguiu alcançá-lo com muito sucesso.


Entretanto, depois do "boom" da IKEA, foram várias as marcas que aproveitaram este mote para fazerem também publicidade aos seus produtos, muitos que vão para além das estantes.