Dia 1 de janeiro de 2023 a RFM faz 37 anos e quer fazer a festa contigo. São 37 anos a teu lado e por isso quisemos festejar partilhando também as tuas histórias connosco.



37 anos de grandes músicas, de grandes aventuras, mas acima de tudo de grandes ouvintes como tu!

Queremos fazer a festa dos 37 anos da RFM contigo porque sem ti nada disto teria acontecido.

Entra na viagem que começou no dia 1 de janeiro de 1987 e recorda vozes, programas e muitos dos desafios que fizemos ao longo da história contigo!

A voz que inaugurou a RFM foi, há 37 anos, a de Nuno Infante do Carmo.

Vê aqui as imagens de 1987.


A RFM faz 37 Anos.


Clica aqui e vê como é que, há 37 anos, o telejornal da RTP deu a notícia do nascimento da RFM


Ao longo dos anos foram muitas as equipas que ajudaram a construir a RFM.

Uns ficaram, outros partiram mas todos continuarão sempre a fazer parte da família RFM!

As suas histórias são também a "História" da tua rádio.



Um bocadinho da nossa história

A “Renascença FM” nasceu no dia 1 de janeiro de 1987, como “O Outro Canal da Renascença”, para complementar uma faixa do auditório que o chamado “Canal 1 da Rádio Renascença" não abrangia.

A RFM foi criada para que um público mais novo e mais urbano, passasse a ter uma rádio mais ajustada às suas preferências musicais - um canal de rádio, nacional, com um formato essencialmente musical.

Desde 1987, a RFM introduziu em Portugal a “play-list” e modificou musicalmente o espaço da noite com o som calmo e tranquilo do “Oceano Pacífico”.

Outro dos programas da RFM que se impôs foi o “Café da Manhã”, nascido em 1987 com Rui Branco e apresentado, de novembro de 1991 a 2002 por Pedro Tojal, de 2002 a 2013 por José Coimbra e Carla Rocha, de 2013 a 2016 por Nilton e Mariana Alvim, Joana Cruz, André Henriques, de 2016 a 2019 por Nilton, Mariana Alvim e Pedro Fernandes e, de janeiro de 2020 a julho 2022, por Pedro Fernandes, Mariana Alvim, Duarte Pita Negrão, Salvador Martinha e Luís Franco-Bastos e, desde Setembro de 2022, por Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura


RFM Música de Natal 1996 - O Natal está para ficar!

RFM Música de Natal 2021 - Task Force de Natal
RFM Música de Natal 2022 - Bom Natal Saúde e Paz!
RFM Música de Natal 2023 - O Natal Certo!


A RFM foi, desde o inicio dos anos 90, a primeira rádio portuguesa a desejar-te as Boas Festas com músicas de Natal criadas especialmente para ti, e a trazer-te, entre muitas outras novidades, programas dedicados às tabelas de sucessos americanos e mundiais como o "American top 40" (1988/1994), "Rick Dees Weekly top 40", "World Chart Show" (1995/1999) e logo desde 1987, o Top das tuas preferências – o Top 25 RFM!

"Living on a prayer" foi a música mais votada no top 25 RFM de 1987 – uma das 30 grandes músicas apresentadas por 30 vozes que podes ouvir no podcast que fizemos em 2017, nos 30 anos da RFM.



Mais um bocadinho da nossa história

Igualmente novo foi o apoio que a RFM começou a dar, desde 1987, aos desportos que até então não eram referenciados em rádio:o ténis, jet ski, surf e várias modalidades do desporto automóvel.

Ainda hoje a tua rádio está ligada à maior prova do ténis disputada em Portugal, o Estoril Open.



Como rádio musical, a RFM fez, desde o início, questão de apoiar os maiores concertos realizados em Portugal como os dos Genesis, Elton John (1992) U2, Bob Dylan (1993) Phil Collins, Bryan Adams (94) Tina Turner (1996) Supertramp (1997), Sting (2000), Lenny Kravitz, Macy Grey (2002), Rolling Stones (2003), George Michael (2007), Lady Gaga (2010), Sweedish House Mafia (2012), Bruno Mars (2013, 2017), Shakira, Enrique Iglesias, U2 (2018), Olivia Rodrigo, Karol J e J Balvin (2024) entre muitos outros.



A divulgação da música portuguesa foi também sempre, desde o inicio, uma das preocupações da RFM que apoiou digressões dos Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Trovante, Madredeus, GNR, Delfins, Resistência, Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais, Miguel Gameiro, Mafalda Veiga, David Fonseca, D.A.M.A., Fernando Daniel, Nuno Ribeiro, Pedro Mafama, Nena , Bárbara Tinoco, Bárbara Bandeira e Nininho Vaz Maia, entre muitos outros e em programas e ações como "RFM Sem Palheta", "RFM Toca Portugal" e "A maior banda pop portuguesa de todos os tempos".

Estes são também alguns dos grandes nomes que, ao longo dos anos, têm atuado no auditório da RFM e que a tua rádio tem levado a casa, ao escritório e (em tempo de pandemia) ao carro dos seus fãs através de passatempos como "Sozinho em Casa com" e "Rock in Office" e "RFM Sem Palheta Drive in"

Em 2010 e 2011 a RFM promoveu os “Prémios RFM - Ernestos”, uma importante iniciativa da rádio de apoio à música portuguesa. Os "Ernestos" tiveram duas edições a que se seguiram, em 2013, no Campo Pequeno os “Prémios RFM”.



Desde 1987, em Portugal e um pouco por todo o mundo, a RFM fez reportagens sobre os mais importantes concertos internacionais e tem vindo a entrevistar, ao longo dos anos, alguns dos mais importantes nomes da música popular como David Bowie, Paul McCartney, Eric Clapton, Bee Gees, Bryan Adams, Sting, Rod Stewart, Pink Floyd, Tina Turner, Shakira, Luis Fonsi, Ricky Martin, Ed Sheeran,Jason Derullo, Dua Lipa, Shawn Mendes, e muitos outros.

Além de lançar o RFM Somnii, festival dedicado à música de dança, a RFM foi, desde o inicio, a radio oficial do Rock in Rio Lisboa, do Festival Sol da Caparica e atualmente também do Festival Meo Sudoeste.



A RFM apoiou e continua a apoiar sempre os melhores filmes e a falar... ou jogar, no Café da Manhã, "à Cara Podre" e à " Tapa na Cara" e no 6PM à " Entrevista de Emprego" com alguns dos teus músicos, atores, influencers e youtubers preferidos.

A tua rádio continua também a promover sempre grandes passatempos, oferecendo bilhetes para concertos, espetáculos e antestreias de filmes, viagens de sonho, automóveis e prémios em dinheiro como no “Subsídio” ,“Que barulho é este na RFM?” e " Que voz é esta na RFM?"

Em junho de 2002, Pedro Tojal deixou a RFM e o Director de Programas passou a ser António Mendes. No mesmo ano a RFM tornou-se rádio líder em Portugal, mantendo-se na liderança durante dez anos e continuando sempre na preferência dos portugueses.

Em 2008 a RFM apresentou uma nova identidade visual estreando o atual logotipo e lançou 3 Rádios Online, a 80’s RFM (Oitentas RFM) a RFM OCEANO PACÍFICO, e a RFM CLUBBING, a que se juntaram depois a RFM Rádio Natal, RFM Novas, RFM Dance It (que substituiu RFM Clubbing), 90s RFM, RFM 00s, RFM Rocks, RFM Toca Portugal e RFM Jazzy.


Inês Aires Pereira e Raquel Tillo à "Tapa na Cara", no Café da Manhã


Ao longo dos anos, a RFM tem feito questão de estar sempre perto de ti.

Convidámos-te a dançar com o teu “Boss Fixe”, em estúdio, com os Fridayboyz.

Temos estado a teu lado com emissões e "digressões" ao vivo em todo o país como "RFM de Coimbra à Praia da Rocha", " Onde está o bólide" ," Fenómeno", "Carjocking" e, mais recentemente, com "RFM Sente Portugal", "RFM Bike tour" , "RFM Sente Lisboa no elétrico de Natal da Carris"e RFM nos S'mafros


A RFM no S’Mafro em Lisboa


Em 2012 para festejar os seus 25 anos a RFM fez a festa com os Xutos e Pontapés no auditório e reuniu numa grande festa muitas das vozes que desde o início fizeram esta rádio. Vê se conheces aqui alguém!



Em dezembro de 2010 a RFM fez uma aposta ainda maior no digital aumentando a produção de conteúdos vídeo, podcasts e criando uma app, de modo a dar uma nova dimensão às histórias contadas pela rádio


Hoje a RFM tem cerca de 3,3 milhões de ouvintes e é a RFM é rádio número 1 no digital, entre as rádios musicais.

Em 2024 a rádio conta, nas redes sociais, com quase 2,1 milhões de seguidores no Facebook , 807 mil no Instagram e 156.8 mil no Tik Tok

Dia 1 de janeiro de 2022 a RFM faz 37 anos mas sem ti nada disto seria possível. Obrigado e Parabéns!


E ainda...

2024 é o ano do 40ºaniversário do mítico Oceano Pacífico

O programa "Oceano Pacífico" começou, antes da RFM, na Renascença FM, a 15 de outubro de 1984, criado por Jaime Fernandes.

Foi apresentado pelo Marcos André durante 2 meses e depois, durante 28 anos, até 2013, por João Chaves que fez do Oceano o pograma mais popular das noites da rádio e continua à frente da emissão online.

De 2013 a 2021 Marcos André voltou a dar voz ao Oceano Pacífico mas, em janeiro de 2022, o programa das músicas calmas da RFM passou a ser, pela primeira vez, a ser apresentado por uma voz feminina.

Ana Colaço sucedeu a Marcos André e João Chaves nos comandos do "Oceano Pacífico".