Reciclar vai começar a ser obrigatório em todas as casas até 31 de dezembro de 2023 e, para os setores da restauração e indústria, esta medida será obrigatória a partir de 2021.


A fiscalização ficará a cargo das câmaras municipais e poderá haver multas para quem não cumprir.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a medida faz parte da proposta de alteração do quadro jurídico da gestão de resíduos, que se encontra em fase de consulta pública até sexta-feira.

Todos os cidadãos são responsáveis por separar e depositar os resíduos urbanos produzidos nas habitações nos pontos ou centros de recolha" refere o Governo.


Atualmente, estima-se que 8% dos portugueses não fazem a separação do lixo em casa e, em média, 40% dos resíduos no saco do lixo são de restos de alimentos e refeições.


Por isso, esta proposta prevê que os portugueses comecem a separar mais materiais - para além do papel, plástico e vidro -, como os biorresíduos (por exemplo, restos de refeições) do restante lixo doméstico.



Até 2025, os municípios deverão criar pontos de recolha para têxteis, lixos perigosos, óleos alimentares e resíduos volumosos.


Esta medida surge numa altura em que os portugueses também se demonstram mais preocupados com o meio ambiente. Segundo um estudo, o confinamento teve um efeito positivo na sustentabilidade, já que 50% dos participantes afirmam ter feito alterações no que diz respeito à reciclagem, reutilização e redução do consumo e do uso de plástico.