Já não é novidade por aqui que adoro inspirar-vos a ter um estilo de vida mais ecológico. E o Natal nunca é excepção, por isso todos os anos vou procurando formas de vos dar sugestões que sejam fáceis de incorporar e que não machuquem em nada o espírito da época.
Vamos a algumas ideias ?

5 - Procurar brinquedos ecológicos:

Já sabemos que as crianças são as rainhas do Natal, a grande fatia dos presentes é para os mais pequenos. Se for possível, procurem soluções ecológicas ou verdadeiramente úteis. Os brinquedos de madeira de origem certificada ou brinquedos que acompanhem o crescimentos dos miúdos são opções mais duradouras. Claro que o material de que são feitos os brinquedos é importante, mas a utilidade do brinquedo também! Muitas vezes importa pensarmos um pouco também na utilização que vai ter e confirmar com os pais se é adequado.

4 - Incorporar mais alimentos de origem vegetal na ceia:

A alimentação de base vegetal e integral tem menos impacto no meio ambiente. Por isso podemos integrar mais alimentos destas categorias na nossa ceia - e em todas as refeições associadas a estas festividades. Claro que se gostam de manter tradições o podem fazer mas não se prendam a isso - ou pelo menos - não se limitem por isso. Estão disponíveis vários e-books e sites com receitas e sugestões gratuitas. Em todo o caso e de uma forma geral procurem comprar produtos orgânicos e locais.

3 - Luzes Led:

Se há coisas que gosto no natal são as iluminações, adoro as casas iluminadas, as janelas cintilantes e todos os detalhes que fazem desta época uma altura de luz. Uma forma de manter a tradição e reduzir a pega ecológica é optar por luzes LED, estas podem ser ligeiramente mais dispendiosas mas representam uma poupança que ronda os 80%.

2 - Ser criativo na hora de fazer embrulhos:

Todos os anos dou aquela dica engraçada que é simples e resolve falta de recursos : embrulhar presentes com restos de outros papéis, como revistas ou folhetos. É uma solução ecológica e também económica e por isso é perfeita! Mas também podemos ir um pouco mais longe e utilizar como embrulho outros artigos que possam ser úteis : como caixas bonitas de arrumação ou sacos de pano que possam posteriormente ser utilizados nas compras.

1 - Reduzir, Reutilizar e Reciclar:

Os 3 Rs mais importantes de sempre e que devemos ter em mente também nestas épocas. Reduzir ao máximo - talvez não nos gestos, mas nas coisas que não são realmente necessárias, reutilizar o mais possível os frascos, papéis e afins e finalmente reciclar tudo o que não for útil para nós!
Festas Felizes :)
Ana Gomes