Quarto, cozinha, sala, cozinha, escritório, cozinha, sala, cozinha. A trajetória dos portugueses em ano de pandemia resumiu-se muito a isto. Com a cozinha sempre em destaque.


No geral, melhorámos todos os dotes culinários. Foi pão, sobremesas, massas. Preenchemos o tédio da quarentena na cozinha e esgotámos todas as opções possíveis de refeições, o que levou a que repetíssemos (e muito) alguns pratos.

Um estudo, feito pela Mastercard, revela quais os pratos que os portugueses mais confecionaram durante este último ano de pandemia. E claro, como bons portugueses que somos, o prato a ocupar o pódio tem bacalhau.



43% dos portugueses fez Bacalhau à Brás. Em segundo lugar, surge Bifanas (37%), em terceiro o Arroz de Pato (34,8%), em quarto o Caldo Verde (34%), que foi eleito uma das melhores sopas do mundo, e, por último, o Cozido à Portuguesa (29%).


Há, neste momento, e de uma forma geral, uma maior aptidão e interesse para a cozinha e muito por culpa do confinamento. Uns arriscaram e fizeram receitas mais complexas e outros iniciaram-se na cozinha e conseguiram finalmente estrelar um ovo.