A polémica está instalada e os habitantes de Melgaço, mais propriamente de Castro Laboreiro, estão revoltados.


Em causa, está uma cena da novela da TVI "Para Sempre", em que algumas personagens da região do Soajo criticam as gentes de Castro Laboreiro, dizendo que são "bandalhos" e "manhosos" e que se apropriaram da raça de cães muito conhecida daquela região.



Quem não gostou de ouvir foram os habitantes de Castro Laboreiro, que se mostraram muito revoltados e que pedem agora ao canal de Queluz de Baixo a "emissão de um comunicado público" a "repudiar" aquela cena da novela, "onde o povo, a história e a cultura de Castro Laboreiro são objeto de difamação", de acordo com a agência Lusa, citada pelo "Jornal de Notícias".


Esta moção de repúdio foi aprovada por unanimidade em reunião da Assembleia Municipal de Melgaço, no passado sábado, e nela constam os comentários ditos por Alcino Parracho, personagem interpretada por Rui Melo, que se refere aos habitantes daquela freguesia do concelho de Melgaço como "ladrões, bandalhos, manhosos, entre outros epítetos".


Diz a mesma moção que "é feita a insinuação de que a raça do cão de Castro Laboreiro resulta de uma apropriação ilegítima dos cães Sabujos da Serra do Soajo", acrescentando que "os diálogos transmitidos na novela de ficção (...) constituem uma ofensa grave à tradição e cultura de Castro Laboreiro, afetando o bom-nome e reputação das suas gentes".


Apesar de admitir que se trata de "uma obra de ficção e que, por isso, a margem de liberdade criativa é bastante ampla", a moção da Assembleia Municipal de Melgaço refere "desconhecer os motivos do autor do texto/guionista ou o conhecimento que o mesmo tem sobre a história e cultura castrejas".


Para que não restem mais dúvidas, a moção destacou ainda que as raças Castro Laboreiro e Sabujo "são totalmente distintas, possuindo características genéticas, morfológicas e funcionais que não admitem qualquer controvérsia ou erro de identificação".


As gentes de Castro Laboreiro esperam agora uma resposta da TVI... Enquanto isso não acontece, a Assembleia Municipal de Melgaço vai também enviar a moção à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), à Associação Portuguesa do cão de Castro Laboreiro, à Câmara Municipal de Melgaço e à União das Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas do Mouro.




(Imagens: Instagram)