O Irão vive um "acordar" há muito ansiado e que foi despoletado pela morte, no passado mês de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem iraniana de 22 anos, que morreu na sequência da sua prisão pela “polícia da moralidade” por estar a usar de forma incorreta o véu islâmico (o ‘hijab’).

Desde então, o país tem vivido dias de protestos, que têm motivado a morte de civis. Desde homens a mulheres, são várias as pessoas que se têm manifestado pelos direitos das mulheres.

E no meio deste caos e destruição, há gestos de profunda generosidade e solidariedade que surpreendem. Como este. Um vídeo publicado nas redes sociais, há umas horas, e que está a ser amplamente partilhado, mostra duas raparigas a darem abraços grátis para confortar as pessoas pela difícil situação que o país está a atravessar, segundo se lê no título.



E este simples e bonito gesto é também uma forma de manifestação pelos direitos das mulheres. Para além de não estarem a usar 'hijab', estas mulheres estão a cumprimentar estranhos, o que é proibido no Irão.