Este será um Natal diferente para os ucranianos. Enquanto que nos outros países, o tempo é de celebração, com a família reunida à mesa, na Ucrânia o cenário vai ser muito diferente para algumas pessoas.

No entanto, apesar de viverem um período complicado e atípico, Kiev, a capital da Ucrânia, não quis deixar passar o Natal em branco e decidiu colocar uma árvore na praça da Catedral de Santa Sofia. Não é tão grande e majestosa como a dos anos anteriores, mas não deixa de ser especial. A resiliência e força dos ucranianos continua a surpreender e este gesto é mais uma prova disso mesmo.


A árvore de Natal tem 12 metros de altura e, no topo, tem o tridente ucraniano, avança Anton Gerashchenko, conselheiro oficial da Administração Interna da Ucrânia, no Twitter.



Enfeitada com adornos de anos anteriores, a árvore de Natal é iluminada com luzes de baixo consumo de energia e que são alimentadas por um gerador.

E só foi possível erguer a árvore graças ao dinheiro doado por algumas pessoas que queriam trazer alguma normalidade à cidade nesta época do ano. "Não podemos deixar que Putin roube o nosso Natal", diz Vitali Klitschko, presidente da Câmara de Kiev, citado pelo site Republic World.