O mundo está muito diferente, neste Natal. Dez meses depois da invasão russa à Ucrânia, a guerra ainda está longe de acabar. Independentemente da época que vivemos, há família ucranianas que sofrem com as atrocidades das forças russas.
A pensar no povo ucraniano, este Natal, um grupo de militares da NATO quis deixar uma mensagem de solidariedade e fez um vídeo a cantar uma música de Natal ucraniana, "Carol of the Bells".
Esta música foi escrita, em 1916, pelo compositor ucraniano Mykola Leontovych. Em 1936, Peter J. Wilhousky, um compositor americano com origens ucranianas, traduziu a letra para inglês e rapidamente a música se tornou um clássico de Natal.
Este ano, ganhou um novo simbolismo. A invasão russa fez com que esta música de Natal se tornasse um elo de ligação entre a Ucrânia e os restantes países, razão pela qual a NATO escolheu cantá-la neste Natal.
No vídeo, podes ver soldados de diferentes países - Dinamarca, Letónia, Espanha e Estados Unidos - a cantar a música numa floresta da Letónia coberta de neve, para deixar uma mensagem de solidariedade ao povo ucraniano, neste Natal de 2022.