Há poucas coisas tão democráticas como o stress. Afeta toda a gente, de todas as idades - ainda que em intensidades diferentes -, de todas as culturas e de todos os países - talvez o país mais feliz do mundo não esteja tão familiarizado.

E há dois momentos do dia-a-dia que são o pico do stress para a maioria das pessoas, sobretudo para as que têm filhos. Segundo um estudo feito no Reino Unido, citado pelo Daily Mail, ir para o trabalho e levar os filhos à escola são dois dos momentos mais stressantes do dia.


Neste estudo, participaram 2 mil pessoas, que identificaram os 50 eventos que provocam mais ansiedade no seu dia-a-dia. A conclusão levou a estes dois momentos referidos, mas há mais. A lista é grande. Ficar preso no trânsito, adormecer, deixar cair alguma coisa na roupa, no tapete ou no chão também constam no top 5 das coisas mais stressantes.

Já no top 50, constam coisas como colocar likes em fotos antigas na rede social de alguém acidentalmente, partir o secador ou alisador de cabelo, esquecer o aniversário de uma pessoa ou ter menos dinheiro na conta do que se esperava.



Quanto à hora mais stressante do dia, esta é muito precisa: 7h23. E não é ao acaso, coincide, por norma, com a hora de ir para o trabalho e de levar os filhos à escola.

Mas há mais causas para o stress. 46% dos participantes do estudo identificaram o cansaço, 36% uma noite de sono interrompida e 33% agitação no trabalho.