Já se fala na possibilidade de aplicar a semana de quatro dias em várias empresas portuguesas há, praticamente, um ano... Começou-se aos poucos, em países como a Islândia, Espanha e Japão, e, alguns meses depois, chegou a Portugal.


No final de 2022, soube-se que iria ser implementado o primeiro teste da semana de quatro dias, em junho de 2023, num projeto-piloto do governo.


Fora deste projeto, que está ainda a decorrer, uma empresa portuguesa decidiu implementar a ideia logo no final do ano passado.


Trata-se da 360imprimir.pt, localizada em Torres Vedras, que testou este modelo de trabalho, no último ano.


Passados 12 meses, quais serão as conclusões? Os resultados serão positivos? Houve diferenças? Todas estas perguntas foram respondidas num comunicado da empresa enviado à RFM.


A 360imprimir.pt concluiu que, ao final de um ano, houve 98% de adesão dos trabalhadores a este modelo de trabalho.


Com apenas quatro dias de trabalho, a maioria dos colaboradores revelou que usufrui sempre do seu dia off, sendo que 89% passa agora mais tempo com a família e os amigos.


A maioria dos trabalhadores afirmou preferir a semana de quatro dias de trabalho à de cinco, sendo que acredita que este "é o futuro do trabalho".


Face a esta nova forma de trabalhar, a empresa portuguesa registou um aumento do número de candidaturas face ao ano anterior, antes da implementação dos quatro dias de trabalho.


Colaboradores felizes = chefias felizes e que o diga a 360imprimir.pt! Cerca de 92% das chefias mostram-se satisfeitas com o desempenho das suas equipas neste novo modelo de trabalho.


Os resultados tiveram em conta, entre outros indicadores, a produtividade, a satisfação, a saúde e bem-estar, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a concentração, a motivação e a criatividade.


Em todos os indicadores, o resultado é muito positivo!



Com resultados tão positivos, os níveis de stress, fadiga e ansiedade desceram 21% enquanto a produtividade por hora manteve-se estável.


No comunicado enviado à RFM, Sofia Patrão Alves, Head de Recursos Humanos da 360imprimir.pt, afirmou: "Consideramos os resultados bastante positivos, um ano depois de implementarmos o modelo de 4 dias. Mantivemos a produtividade por hora trabalhada, sendo a redução de horas trabalhadas mais do que compensada pelo elevado impacto na atração e retenção de talento, pelo efeito positivo na esfera pessoal das nossas pessoas e também pelas consequências positivas a nível social e ambiental".


A adoção da semana de trabalho de 4 dias enquadra-se num projeto-piloto de 2 anos, sendo que a primeira metade está concluída. Por agora, a 360imprimir.pt vai manter-se com este novo modelo e, após os dois anos, decidirá se o mantém ou não.