Quantas vezes já te aconteceu deixar de comer algo porque uma mosca pousou em cima da comida? Às vezes é uma folha de alface, outra vezes é até algo mais requintado. Será que estamos a exagerar?

A verdade é que o risco de intoxicação, quando há um breve contacto entre uma mosca e a comida, é bastante baixo. Ainda assim, não é nulo.


A contaminação da comida vai depender da quantidade de moscas que nela pousarem, bem como a quantidade de tempo que lá estão. Deste modo, quantas mais moscas e mais tempo estiverem em cima da comida, maior é o risco de contaminação.


De acordo com o IFL Science, este inseto, como não tem nem dentes nem mandíbulas, vomita para a comida de modo a conseguir digeri-la. Uma única mosca consegue carregar mais de 100 agentes patogénicos.

Entre eles estão fungos, bactérias, vírus e parasitas. Isto acontece porque as moscas, assim como muitos insetos, se alimentam à base de materiais orgânicos em decomposição, ou seja, excrementos.


Deste modo, o que deves fazer quando uma mosca pousa na tua comida, mesmo que seja por apenas 1 segundo?

Se vais ficar contaminado ou não é bastante relativo. Tudo vai depender da quantidade de moscas e do tempo que estas estiveram pousadas, bem como do quão forte é o teu sistema imunitário.

Ainda assim, é sempre melhor prevenir do que remediar, pelo que mais vale não comeres aquilo onde pousou uma mosca.