Os anos de pandemia trouxeram, também no mundo do trabalho, várias mudanças. Para além do teletrabalho, em muitas áreas profissionais, houve outras tendências a surgir e uma delas é o “job hopping”.

Se estás à procura de novos desafios, áreas de especialização e novas formas de trabalho, esta talvez seja a tendência ideal para ti e que tem vindo a ganhar bastante popularidade.

O “job hopping” é “a mudança frequente e voluntária de emprego”, tal como disse à CNN Ricardo Carneiro, diretor de Recrutamento e Seleção Especializado na Multipessoal.


É uma atitude bastante presente no setor tecnológico e os “job hoppers” (pessoas que praticam “job hopping”) aparecem “onde quer que exista uma oferta de emprego significativamente maior do que a procura”.

De acordo com o Grupo Adecco, os trabalhadores são atraídos, entre outras coisas, pelas melhores condições salariais e por existir uma maior flexibilidade horária capaz de satisfazer as necessidades dos funcionários.


“Há exemplos de profissionais, nos chamados setores 'quentes' que, através de 2 ou 3 transições, em menos de 2 anos aumentam o seu salário em mais de 50%”, diz o diretor da Multipessoal”.

Ainda assim, o Grupo Adecco menciona que, ao trocar-se repetitivamente de emprego, a perda de benefícios será algo inevitável, sendo esta uma das desvantagens de “job hopping”.

Além desta desvantagem, “falta de estabilidade no emprego, a constante necessidade de adaptação a novos ambientes e equipas de trabalho, bem como o risco de se parecer pouco confiável” são outras desvantagens mencionados por Ricardo Carneiro.

A Adecco propõe que as empresas mostrem diferentes benefícios aos seus colaboradores de modo que estes optem pelo que mais lhes convém, nomeadamente na flexibilidade horária e progressão de carreira.

Já aos trabalhadores pede que estejam “conscientes da importância de adquirir sólidos conhecimentos e competências”.


Posto isto, se estás a ponderar ser um “job hopper”, tem em consideração as vantagens e desvantagens desta tendência de modo a escolheres o estilo de vida mais indicado para ti.