Muitas pessoas dizem que a altura da vida em que se é mais feliz é quando se está na universidade. Outros dizem que é depois dos 40 anos, outros acham que é entre os 30 e os 40 e há ainda quem diga que a partir dos 50 há toda uma felicidade instalada.

Será mesmo assim?

Este estudo diz que há uma idade específica onde o ser humano se sente mais feliz e uma outra onde se sente mais infeliz.

Para ser realizado, contou com mais de 28 mil pessoas, com idades iguais ou superiores a 50 anos, e que foi publicado na revista científica “Social Indicators Research” e veio mostrar os seguintes resultados:


De acordo com os entrevistados, os quatro anos mais felizes da vida de uma pessoa são os primeiros anos dos 30.

A “Social Indicators Research” aponta para o facto de que as pessoas nesta faixa etária “começam a dar início a uma fase adulta marcada por alguma independência”, sendo essa uma das possibilidades para este resultado.

Em contrapartida, entre os 10 e os 14 anos, a idade da puberdade, corresponde à fase menos feliz da vida das pessoas, isto por ser o momento em que “passa da condição de criança à de adolescente e em que se lida com as mudanças corporais”.


Apesar dos sentimentos, das perceções e das experiências pessoais de cada um, em cada momento das suas vidas, o que este estudo diz é que os quatro anos mais felizes das nossas vidas são entre os 30 e os 34 anos e os mais infelizes, entre os 10 e os 14.