Com os preços que se praticam, atualmente, no mercado imobiliário, tem sido cada vez mais difícil comprar ou arrendar uma casa... As taxas de juro têm disparado, as rendas têm aumentado e os ordenados mantém-se estagnados, pelo que é complicado encontrar um sítio para morar a um preço justo.


Se já encontrar uma casa a um preço que dê para pagar é custoso, imagina o que é teres em conta ainda as opções alimentares do senhorio...


Sim, é isso que está a acontecer com aqueles que estão interessados em morar num apartamento, no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque.


Um homem que tem dois apartamentos, nesse mesmo bairro, está à procura de inquilinos e, como tal, publicou um anúncio numa plataforma conhecida como Next Door. Por lá, o homem listou as condições e os atributos dos apartamentos e deixou ainda uma proibição para os seus futuros inquilinos.


Não, não é a proibição de fazer festas ou de ter animais de estimação em casa, mas sim a proibição de cozinhar carne ou peixe.


Escreveu o The New York Times que o anúncio continha a regra "sem carne/peixe no prédio", sendo que se tratava de apartamentos a rondar os 4 mil e os 5 mil euros mensais.


Apesar de poderem comer carne em casa, a regra é que "não podem cozinhá-la", uma vez que, de acordo com o The New York Times, "o proprietário mora no prédio e não quer o cheiro de carne no andar de cima".


Ao Business Insider, "uma pessoa familiarizada com a situação" explicou que "a proibição de cozinhar carne foi implementada porque o cheiro se espalhava por todo o prédio".



A mesma pessoa, que não foi identificada pelo site, referiu que os antigos inquilinos dos apartamentos não se importaram com esta regra. E, por isso, deixou uma mensagem para quem se importar com esta proibição: "se funcionar para ti, tudo bem, se não funcionar, segue em frente".


Escreveu também o The New York Times que os "nova-iorquinos estão habituados a encontrar situações peculiares ao procurar um apartamento, mas a proibição de cozinhar carne e peixe no prédio foi uma novidade".


A par desta restrição vinda de um proprietário vegetariano, também já houve uma outra muito semelhante. Em Perth, na Austrália, uma família vegana enviou uma carta a um vizinho a pedir para que ele fechasse a janela quando cozinhasse carne porque o cheiro fazia-os "sentir enjoados e chateados".